quarta-feira, 22 de abril de 2009

AZ DE MENDES DA SILVA GANHA CAMPEONATO HOLANDÊS




O AZ Alkmaar vence o seu 2.º título holandês
CABO-VERDIANO MENDES DA SILVA É CAMPEÃO DA HOLANDA
Na equipa vencedora do campeonato holandês mora um jogador de origem cabo-verdiana (os pais são da ilha de Santiago). Um talento nato, raçudo, com muita técnica, disciplinado, e esteio do meio campo da equipa de Alkmaar marcando também vários golos importantes e, por isso, um dos preferidos do exigente treinador Louis Van Gaal.
Roterdão, 20 Abril - O cabo-verdiano David Mendes da Silva sagrou-se este fim-de-semana campeão da Holanda em futebol pela sua equipa, o AZ Alkmaar.
Vinte e oito anos depois a equipa de Alkmaar consegue o seu segundo título de campeão da Eredivise (como é conhecido o campeonato holandês), um titulo previsto há algum tempo, uma vez que a equipa comandada pelo carismático Louis van Gaal dominou por completo a temporada futebolística da Holanda e tinha sido o campeão de Inverno (primeira volta do campeonato).
Com apenas três jornadas por disputar, o AZ Alkmaar soma 76 pontos, mais 11 que o Twente, 2º classificado. Depois de ter estado 25 jogos sem perder, o que constitui um novo recorde na Holanda, o AZ Alkmaar bem que podia festejar o campeonato, no jogo disputado em casa, mas perdeu 2-1 com o Vitesse no seu moderno estádio DSB e, por isso, a festa não foi tão comemorada, como seria de esperar, pelo titulo histórico para uma equipa não tão mediática como os consagrados AJAX, PSV ou Feynoord.
Matematicamente o Ajax e também a sensação da temporada, a equipa do Twente, ainda podiam chegar ao topo, mas para isso teriam de pontuar nesta jornada.

No sábado, a equipa do Twente foi derrotada pelo Feyenoord de Roterdão por 1-0 e no domingo, em Eindhoven, em casa do eterno rival PSV, o Ajax, treinado por Van Basten foi goleado pela equipa do PSV Eindoven por 6-2 com 3-0 ao intervalo.
Esse triunfo na Eredivisie, a três jornadas do fim, é importante também para o carismático técnico Van Gaal que regressa assim aos títulos depois dos campeonatos conquistados ao serviço do Ajax, e numa primeira fase em Barcelona, nos anos 90, antes dã travessia do deserto na selecção da Holanda e num frustrado regresso ao Camp Nou.
O AZ, com apenas 42 anos de história, é uma fusão dos clubes Alkmaar e Zaanstreekas FC, que deram nome ao original AZ 67.
Com o título, o clube está confirmado na Liga dos Campeões da próxima temporada.
MENDES DA SILVA É INTERNACIONAL HOLANDÊS
Na equipa vencedora do campeonato holandês mora um jogador de origem cabo-verdiana (os pais são da ilha de Santiago) .Um talento nato, raçudo, com muita técnica, disciplinado, e esteio do meio campo da equipa de Alkmaar marcando também vários golos importantes e, por isso, um dos preferidos do exigente treinador Louis Van Gaal.
David Mendes da Silva, 26 anos, já foi várias vezes convocado para a Selecção da Holanda, treinada por Bert van Marwijk.
Antes de ingressar no AZ, Mendes da Silva como é conhecido no meio futebolístico jogou nas seguintes equipas: Sparta de Roterdão, Ajax, Nac Breda e agora AZ .

RESULTADOS COMPLETOS DA 31ª JORNADA
Heracles Almelo-NAC Breda, 4-0
NEC Nijmegen-Roda Kerkrade, 1-1
AZ Alkmaar-Vitesse Arnhem, 1-2
Feyenoord-Twente, 1-0
FC Utrecht-Heerenveen, 2-1
FC Volendam-Sparta Roterdão, 3-0
Willem II-Den Haag, 3-3
PSV Eindhoven-Ajax, 6-2
Com os resultados, o AZ lidera a Eredivisie com 74 pontos, faltando apenas 3 jornadas para o final. O Twente é o vice-líder com 65 e o Ajax aparece logo a seguir com 64. Depois vêm o PSV Eindhoven e Heerenveen, 58; Groningen, 49; FC Utrecht e NAC, 32; Feyenoord, 41; NEC, 40.

Norberto B.C.Silva
Rádio Atlântico para Liberal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.