quarta-feira, 22 de abril de 2009

ELEIÇÕES NA AFRICA DO SUL


JACOB ZUMA DEVE SER O PRÓXIMO PRESIDENTE DA AFRICA DO SUL APESAR DOS PESARES
Mais de 23 milhões (23.181.997) de sul-africanos começaram a votar apartir das 7 horas locais (menos 3 em Cabo Verde) nesta quarta-feira para decidir quem governará o país pelos próximos cinco anos. O acto eleitoral será controlado por mais de 4 mil e oitocentos observadores na sua maioria africanos
Joanesburgo, 22 abril - O País de Nelson Mandela, o rosto da luta anti apartheid, começou hoje a votar logo de manhã cedo de uma forma ordeira e pacifica demonstrado ao mundo que em Africa pode-se realizar eleições livres e justas sem interferências dos países que provocaram a actual crise financeira mundial.
Mais de 23 milhões (23.181.997) de sul-africanos começaram a votar apartir das 7 horas locais (menos 3 em Cabo Verde) nesta quarta-feira para decidir quem governará o país pelos próximos cinco anos.
O acto eleitoral será controlado por mais de 4 mil e oitocentos observadores na sua maioria africanos.
Os resultados oficiais das eleições só serão publicados no Sábado ou Domingo segundo a presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI) Pansy Tlakula, mas os resultados parciais começaram a ser divulgados amanhã quinta feira.
OS PRINCIPAIS PARTIDOS
ANC-CONGRESSO NACIONAL AFRICANO(AFRICAN NATIONAL CONGRESS)
Jacob Zuma,apoiado por Nelson Mandela, é o candidato do Congresso Nacional Africano(ANC) - partido que mantém a hegemonia na política sul-africana há 15 anos -, lidera as pesquisas para suceder o actual presidente Kgalema Motlanthe.Mas segundo a esmagadora maioria das sondagens o ANC deverá perder a maioria qualificada conseguida nas últimas eleições e é creditada no entanto como podendo conquistar 65% a 67% das cadeiras do parlamento(400 lugares).
ALIANÇA DEMOCRÁTICA, (DEMOCRATIC ALLIANCE-DA)
É um partido político com ideologias liberais e é o principal opositor do partido do governo, o Congresso Nacional Africano. Nasceu da fusão do Partido Democrático com o Novo Partido Nacional em 2000.
A fazer fé nas sondagens será o segundo partido mais votado podendo atingir um score entre 11% a 13 % .
A actual é lider do partido é Helen Zille.
CONGRESSO DO POVO(CONGRESS OF DE PEOPLE-COPE)
O Congresso do Povo (COPE), partido criado no fim do ano passado por dissidentes do CNA, também tenta ganhar votos do CNA questionando a honestidade de Zuma.
O Partido é liderado por Mosiuoa Lekota ex-ministro da Defesa que disse no ultimo comício do partido que "Os líderes do partido governista ganham tratamento especial, só os pobres têm que enfrentar a justiça. Estamos cansados de eleger políticos que ganham bons salários, mas continuam roubando o nosso dinheiro", acusou Mosiuoa Lekota.
Projecções de votos para COPE 9% a 11% de acordo com as sondagens.
DADOS DO PAÍS (FONTE EMBAIXADA DA AFRICA DO SUL PORTUGAL)
A República da África do Sul ocupa a parte mais meridional do continente africano, estendendo-se latitudinalmente entre 22º e 35ºS e longitudinalmente entre 17º e 33ºE.
O país cobre uma superfície de 1 219 000 Km2.
Tem fronteiras comuns com as Repúblicas da Namíbia, Botsuana e Zimbabué, e com a República de Moçambique e o Reino da Suazilândia a nordeste. Completamente encaixado na parte sudeste do território sul-africano, fica o Reino montanhoso do Lesoto.
Para ocidente sul e leste, a África do Sul é banhada pelo Oceano Atlântico e pela parte mais meridional do Oceano Índico.
A costa sul-africana estende-se ao longo de cerca de 3 000 km.
O país está dividido em nove províncias, cada uma com o seu próprio Poder Legislativo, Chefe de Executivo Provincial e Membros do Conselho Executivo Provincial.
ECONOMIA (FONTE WIKIPEDIA)
A África do Sul tem ricos recursos minerais. É o maior produtor e exportador de ouro e platina e exporta também uma quantidade significativa de carvão. Durante 2000, a platina ultrapassou o ouro como a maior fonte de rendimento da África do Sul. O país possui também diversos tipos de indústria transformadora e lidera vários sectores especializados que incluem material de caminhos de ferro, sintéticos, equipamento para minas e maquinaria.
A África do Sul é um grande exportador de produtos alimentares. Os seus principais produtos agrícolas são vários tipos de fruta, incluindo citricos, milho, trigo, lacticínios, açúcar de cana, tabaco, vinho e lã.(Dados do Governo Sul Africano)
POLITICA (FONTE WIKIPEDIA)
O governo sul-africano funciona segundo um sistema parlamentar, se bem que o Presidente da África do Sul seja ao mesmo tempo chefe de estado e chefe de governo. O presidente é eleito numa sessão conjunta do parlamento bicameral, que consiste de uma Assembleia Nacional (National Assembly), ou câmara baixa, e um Conselho Nacional de Províncias (National Council of Provinces, NCoP), ou câmara alta.
A Assembleia Nacional tem 400 membros, eleitos em representação proporcional. O Conselho Nacional de Províncias, que substituiu o senado em 1997, é composto por 90 membros representando cada uma das nove províncias da África do Sul, além das grandes cidades.
Cada província da África do Sul tem uma Legislatura Provincial unicameral e um Conselho Executivo liderado por um primeiro-ministro (premier).
Todos os artigos da constituição permanente anunciada em maio de 1996 passaram a vigorar em 30 de Junho de 1997.
Norberto B.C.Silva Para Liberal
Fonte:
Wikepia e agências noticiosas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.