quinta-feira, 30 de abril de 2009

FERIADO NACIONAL HOLANDÊS

Rainha Beatriz e a familia do seu filho Willen Alexander
Súbditos aproveitam para fazer o que não é permitido nos outros dias
HOJE É O “DIA DA RAINHA NA HOLANDA”

Roterdão, 30 de Abril – Hoje, 30 de Abril, é feriado nacional na Holanda, mas também nas Antilhas holandesas e em Aruba, pois é o dia da Rainha (Koninginnedag). Por toda a Holanda há festas e é permitido vender quinquilharias nas ruas e há espetáculos dos mais variados estilos (muita música e muita dança). Há mesmo uma vitrina para os jovens talentos se apresentem e representem ao público. Sons de violinos, violoncelos e flautas são os mais tradicionais nesse dia mas há também shows de bandas nacionais e estrangeiras, pois a Holanda transforma-se, a cada dia que passa, numa sociedade multicultural. Por exemplo, em Roterdão a população de origem estrangeira é maior que a autóctone e o Presidente da Câmara é de origem estrangeira Ahmed Aboutaleb (nasceu em Marrocos).
A cor predominante hoje é a cor laranja, a cor da família real holandesa, e por isso a maioria dos habitantes e residentes no País trazem vestido algo de laranja nos seus trajes. O Dia da Rainha é o único dia do ano em que as pessoas podem vender coisas na rua sem permissão. É por este motivo que se podem encontram imensas feiras neste dia.
Tradicionalmente, celebra-se o dia da Rainha em 30 de Abril para comemorar o aniversário da já falecida Juliana, mãe da actual Rainha Beatrix. Segundo A Radio Nederland, a primeira vez em que a festa celebrou-se de maneira pública, foi a 31 de agosto 1885, aniversário da então ainda princesa Wilhelmina, mãe da Rainha Juliana. Os liberais deram a idéia, com a intenção de promover a unidade nos Países Baixos. Diz a emissora pública holandesa que embora a Rainha Beatrix é aniversariante a 31 de janeiro (em pleno inverno), a festa continua sendo celebrada em 30 de Abril, quando o clima já está mais ameno e coincide com o dia em que em 1980, Beatrix subiu ao trono e ela determinou que a festa seja sempre celebrada em 30 de Abril, em homenagem à sua mãe, Rainha Juliana.
Apesar de ser comemorada por toda a Holanda, a cidade onde a festa é mais rija, é na capital holandesa Amsterdão, onde todos os anos milhares de turistas chegam para comemorar o dia e pois claro deleciar com as liberdades que só a Holanda oferece com a venda de drogas nos coffesshops.
Posters para atrair turistas, com imagens trabalhadas em Photoshop, causou polémica e foram retiradosEste ano, apesar da crise financeira, são esperados na capital cerca de 750 mil visitants o que constitui uma enorme receita nessa época de crise. Todos os anos, a rainha Beatriz celebra o seu aniversário numa cidade diferente. A família real está hoje na na cidade de Apeldoorn, onde haverá um desfile nos jardins do Palácio Het Loo e também na mesma cidade a rainha Beatriz fará a abertura de uma exposição sobre o centenário de sua mãe, a rainha Juliana, falecida em 2004 (20 de Março).
MONARQUIA E POLÍTICA NA HOLANDA
Aproveitamos este dia para dar mais informações sobre a influência da realeza holandesa na politica dos Países Baixos. Na Holanda o Governo é formado pelo Rei (Rainha de Acordo com a Constituição) e os ministros.
Esta interpretação do conceito 'Governo', onde o chefe de Estado é parte do Governo, não é comum em muitas outras monarquias da Europa ocidental, onde o Governo somente é composto de ministros. Desde a revisão da Constituição em 1848, os Países Baixos são uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar. 'Monarquia constitucional' significa que a Constituição determina e regula a divisão das competências de poder entre o Rei e outras entidades do Estado. São os ministros que respondem ante o Parlamento pelas atuações do Governo. O Rei não tem nenhuma responsabilidade política e, portanto, não pode ser convocado pelo Parlamento para prestar contas. A Rainha Beatriz no Dia dos Príncipes (Prinsjesdag) Uma das muitas funções do Rei como chefe de Estado é pronunciar anualmente o Discurso do Trono, que é o Discurso de Abertura do Parlamento, (o Dia dos Príncipes Infantes tem lugar cada ano na terceira terça-feira do mês de setembro). No Discurso do Trono são expostos os planos do Governo para o próximo ano parlamentar.
O Rei também desempenha um papel importante na formação dos Governos. Depois das eleições, o Rei consulta os líderes dos grupos parlamentares, os presidentes da Primeira e da Segunda Câmara do Parlamento, e o vice-presidente do Conselho de Estado. Baseando-se em seus conselhos, o Rei nomea um informador - pessoa encarregada de examinar quais partidos estariam dispostos a formar juntos o novo gabinete - pois, até hoje, nunca nenhum partido conseguiu uma maioria absoluta em eleições. Caso fique claro quais partidos estão dispostos a formar juntos o Governo, não há necessidade de nomear um informador. O resultado das negociações entre os partidos denomina-se 'Acordo de Governo'.
No Acordo de Governo são declarados os planos para o período governamental de quatro anos. Em seguida, o Rei nomea um 'formador', pessoa encarregada de formar um gabinete. O formador normalmente se torna Primeiro Ministro. Depois da primeira reunião oficial do gabinete, o Rei toma o juramento dos novos ministros, que são nomeados por Decreto Real, o que na prática significa que os próprios ministros decidem sobre sua nomeação.
O Decreto Real é assinado pelo rei, validando assim a decisão, e pelo Primeiro Ministro em nome dos ministros. Além destas tarefas oficiais, o chefe de Estado se reúne regularmente com o Primeiro Ministro, outros políticos e pessoas proeminentes do mundo económico e cultural. Todos os ministros juntos formam o conselho de ministros, que é presidido pelo Primeiro Ministro. As tarefas do Governo estão a cargo dos ministros. Entre essas tarefas se encontram a gestão executiva, a preparação da legislação, a execução de leis, a supervisão das províncias e municípios, e as relações exteriores.
Norberto B.C.Silva para Liberal
Fontes: Radio Pública Holandesa
e Embaixada da Holanda no Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.