sexta-feira, 29 de maio de 2009

32 EDIÇÃO DO DUNYA FESTIVAL

Gery Mendes Borges aliás BMG

Osvaldo Furtado vulgo VADÚ

ROTTERDAM-Um dos mais famosos Festivais da Holanda realiza-se no próximo domingo, 31 de Maio, na cidade de Roterdão, ao ar livre e num lugar paradisiáco denominado “Euromastpark” .

Artistas de todo o mundo estarão presentes, espera-se um total de 80, entre músicos, poetas, escultores e outros.
Sete palcos já estão montados no local.Para além da música também a poesia é muito destacada no Festival e escritores famosos fazem declamações, leem extractos de suas obras e há também os contadores de histórias que entretem a criançada.
O Festival gratuito tem decorrido sempre num bom ambiente de convivio e sem incidentes.
Cabo Verde tem participado sempre no Dunya Festival.
Temos este ano a presença do compositor e interprete Osvaldo Furtado, mais conhecido por “Vadú” que já se encontra na Holanda para participar no DUNYA FESTIVAL, e aproveitar para fazer a promoção do seu último CD “Dixi Rubera”.

O jovem talentoso artista caboverdiano vai actuar ás 17:45(locais) no palco Global Village, acompanhado de grandes músicos Cabo-verdianos residentes na Holanda.
Vadú esteve de 18 a 25 de Maio no Brasil, onde realizou espectáculos em conjunto com o músico Angolano Filipe Mukenga em Juaçaba - Santa Catarina, Florianópolis, Recife e Fortaleza, representando Cabo Verde a convite da ONG Portuguesa ETNIA, tendo estado anteriromente de 26 de Abril a 4 de Maio em Portugal a promover o seu CD “Dixi Rubera” com vários espectáculos e showcases nas diversas FNACs.
Para além do Vadu, há mais um jovem que tem raízes caboverdianas que vai actual no “Dunya Festival” trata-se de Gery Mendes Borges(GMB).
Gery nasceu na Holanda mas os pais são caboverdianos e desde dos 16 anos que tem levado a música a sério.É Jovem, talentoso e criativo. O seu album de lançamento intitulado”This not an Ambum, This is a phase”teve muita aceitação.
A sua música é inspirada no Soul, Funk, Jazz, Reggae e pois claro na música de cabo verde.
Em 2006 Gery ou GMB como também é conhecido, fica em primeiro lugar no concurso Hip Hop na Holanda e apartir dai tem trabalhado com artistas conhecidos como: Opgezwolle, Duvelduvel, Bahamadia e Naughty by Nature.
O jovem caboverdeano está a trabalhar com o grupo Pete philly& Perquisite no seu próximo trabalho já com o titulo “Mystery Repeats.
Para além de Cabo Verde a CPLP também está representada por músicos de portugal e do Brasil, sendo a componente brasileira muito forte este ano. Roterdão será este ano palco da maior manifestação cultural brasileira já organizada na Holanda.
Durante todo o verão, a cidade de Roterdão, apresentará exposições, shows e eventos voltados para a arte, a música e a arquitectura brasileiras.
Grande parte do festival será transmitido ao vivo pelas Rádios e televisões da Holanda como a “RTV Rijnmond ou a popular Rádio “ FunX
Norberto B.C.Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.