quinta-feira, 21 de maio de 2009

CIDADE DA PRAIA COMEMORA OS SEUS 151 ANOS DE EXISTÊNCIA



Praia, 19 Maio - O presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, anunciou, dia 19, que o saneamento da cidade e o melhoramento de condições habitacionais é a prioridade da equipa que lidera.

“Temos hoje mais e melhor sistema de recolha de lixo, o saneamento é a nossa prioridade, uma preferência imposta pelo meio e pelas implicações do baixo nível sanitário existentes em todos os bairros, o que vem afectando na qualidade de vida da cidade”, disse Ulisses Silva.

O edil praiense, que falava no acto solene da comemoração dos 151 anos da cidade da Praia, recordou que mais de 40 por cento das famílias praienses não possuem casa de banho, 15 por cento da população está ligada a rede de esgotos, 53 por cento não tem acesso a água canalizada, enquanto 45 por cento das famílias abastecem através dos chafarizes.
Face a esse panorama, acentua o presidente da Câmara da Praia, a sua equipa possui um ambicioso quadro de construção. “Neste momento estamos a requalificar a Ribeira de Fazenda e vamos chegar a zona de Paiol. Esta é uma resposta forte para os graves problemas de saneamento que afectam as populações destas localidades”, sublinhou.

Neste âmbito advoga, não podemos continuar com a febre das construções clandestinas “É preciso controlar, pois, casa não é apenas quatro paredes, é um projecto de vida em que o munícipe deve ter acesso a água, saneamento, electricidade e comunicação”, defende.

No entanto, sublinhou Ulisses Silva, para se conseguir isso, há que existir uma política urbanística fiscal, que fixa a construção a baixo custo em detrimento de uma política social que cria condições de acesso às pessoas com menos rendimento.

Segundo o edil praiense, Praia terá de mudar para melhor e para isso, vários projectos estão sendo levados a cabo, a começar pela descentralização dos serviços e criação de delegações municipais em diversas zonas, a implementação de políticas de inclusão, entre outros.

Ainda, neste capítulo, Ulisses Silva apontou realizações de projectos que faz jus ao papel da Praia como cidade cosmopolita no sector político, cultural e económico. “É preciso planear para que o caos no continue a prevalecer na nossa cidade”, alertou.

Para a ministra da Descentralização e Ordenamento de Território, Sara Lopes, há que se constituir uma bússola orientadora para que todos juntos possam organizar e realizar empreendimentos no sector, de forma a cumprir os Objectivos do Milénio.

“O municipalismos é um dos melhores ganhos da República e tem trazido uma contribuição imensurável. Basta ver os empreendimentos que vem sendo realizados nas diversas localidades”, frisou a ministra, adiantando que os autarcas tem todo o direito de reclamar mais competências.

A este propósito, Sara Lopes sublinhou que o Governo já reformulou e aprovou o diploma relacionado com o Estatuto Especial, faltando apenas a sua discussão na Assembleia Nacional. A sessão solene da Assembleia Municipal, realizada no auditório Jorge Barbosa, além de assinalar o Dia do Município, marca os 151 anos da Cidade.
FONTE:INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.