sexta-feira, 29 de maio de 2009

ILUMINAÇÃO SOLAR PARA CIDADE VELHA DE CABO VERDE




Praia, 29 Maio - O bairro de São Sebastião na Cidade Velha, candidata à património da Humanidade, passa a dispor, dentro em breve, de iluminação pública solar.
O projecto foi concebido no sentido de responder às exigências da UNESCO no quadro do processo da elevação da Cidade Velha a património da Humanidade: ter energia limpa com impactos para o ambiente e conceder melhores condições de vida à população.
“No plano de gestão do sítio histórico, uma das exigências é não esquecer a qualidade de vida das populações. E isso é aumentar a qualidade de vida das populações. Há a exigência de uma harmonia do património histórico, harmonia social e a harmonia ambiental”, considerou o ministro da Cultura Manuel Veiga.
A apresentação pública do projecto aconteceu hoje. O mesmo contempla numa primeira fase com a instalação de um total de 30 postes de iluminação pública, equipados com painéis solares, totalmente independentes e autónomos. Destes, 16 já foram instalados e realizadas as experiências, com sucesso.
A ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, avança no entanto, se tratar de um projecto-piloto, mas admite a possibilidade da sua expansão para outras zonas sobretudo às rurais de difícil acesso.
A energia solar, nomeadamente a solar fotovoltaica, é uma das vertentes da nossa política energética e vamos identificar certamente alguns projectos nomeadamente para as zonas rurais e mais remotas”, garantiu Fátima Fialho.
A população de São Sebastião na Cidade Velha, deposita grande esperança neste projecto, e acredita que com a instalação desses postes munidos de painéis solares ter-se-á resolvido o problema da iluminação pública e da energia para o consumo doméstico.
O projecto, financiado pela cooperação espanhola, está orçado em aproximadamente, 23 mil contos cabo-verdianos.
Por outro lado, uma vertente de formação foi também levada a cabo junto dos alunos e de toda a população do bairro de São Sebastião, visando informá-los da importância da utilização da energia solar, bem como da necessidade da preservação dos equipamentos instalados.


Fonte:Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.