domingo, 28 de junho de 2009

BRASIL:DEBATE QUOTAS PARA NEGROS E ÍNDIOS

BRASILIA-Lula quer que 50% das vagas nas universidades públicas sejam para os que estudaram em escolas públicas, em especial para as minorias.
A política brasileira anda apimentada, pois a opinião pública quer que o ex-presidente José Sarney se afaste da presidência do Senado. Sarney é acusado de encobrir " actos secretos", sendo que alguns deles implicaram na contratação de nove parentes.
Mas outra polémica se instalará nos próximos dias, com o início do processo para aprovação da lei de quotas raciais. O Governo de Lula da Silva deseja garantir 50% das vagas nas universidades públicas para jovens que tenham estudado em escolas públicas; entre esses, haverá preferência para negros - que compõem 40% da população brasileira - e índios - que representam menos de 1%.
Um dos defensores da lei é o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. "É fundamental que a universidade pública acolha também os filhos do povo em cursos como Medicina, Engenharia e Direito, que são frequentados pela classe média branca. Porque é que esse direito vai ser vedado ao jovem pobre e que também sonha com isso?" , realçou.
Já os opositores dizem que dar vagas a alunos com menor escolaridade irá reforçar a divisão entre raças e poderá até gerar preconceito, pois clientes, no futuro, poderão discriminar profissionais sob alegação de que se tenham formado não por mérito, mas devido à cor. Alega-se ainda que, num dos princípios básicos, a Constituição brasileira declara que " todos são iguais perante a lei, sem distinção de raça, sexo ou religião".
DNonline(por Sérgio B.Motta)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.