sexta-feira, 26 de junho de 2009

CABO VERDE:CIDADE VELHA CONSIDERADA PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO

CIDADE VELHA É PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE
SEVILLA-O Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves confirmou em entrevista a Rádio de Cabo Verde,a atribuição do título de Património Mundial á Cidade Velha de Santiago-Cabo Verde pela UNESCO.
A 33ª reunião do Comité do Património Mundial, presidida por María Jesús San Segundo, Embaixadora e delegada permanente de Espanha na UNESCO, está reunida desde 22 de junho em Sevilla, Espanha. Durante a reunião, que se prolongará até o dia 30 de junho, vai se analisar o estado de conservação dos bens inscritos na Lista de Patrimonio Mundial e se examinarão 27 candidaturas (entre os quais o da Cidade Velha), de novas inscrições de monumentos culturais e naturais.
Hoje é um dia histórico para Cabo Verde que conseguiu finalmente ter o seu Património Mundial da Humanidade,decisão saída da Reunião da Unesco de hoje em Sevilha.A decisão da Comissão do Património Mundial da UNESCO, foi apoiada na opinião do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS).
Dados sobre a Cidade Velha
Cidade Velha, a 15 km a oeste da Praia, na costa, foi a primeira cidade construida pelos europeus nos trópicos e primeira capital de Cabo Verde, quando era chamada de Ribeira Grande. Mudou de nome para evitar ambigüidade com povoação de outra ilha. A cidade nasceu e desenvolveu-se por conta do tráfico negreiro. Em 1520 foi erguido o primeiro pelourinho na ilha, que hoje é monumento numa praça.
A Cidade Velha é o berço da cabo-verdianidade pois é nela é que nasceu o Homem crioulo. Foi o ponto de encontro dos primeiros europeus e negros da costa de África trazidos para o povoamento dessas ilhas.
Do cruzamento destas duas raças distintas originou uma população mestiça. À miscigenação que se traduz não só no aspecto físico, mas também no aspecto cultural. A evolução do dialecto crioulo, com diferenças de uma ilha para outra onde as variantes fonéticas provêm de muitas línguas africanas, fica a dever-se a miscegenação atrás referida.
Com Fragata

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.