terça-feira, 23 de junho de 2009

Cabo Verde-HIN1 primeiros casos registados no País

PRAIA-Gripe A: Primeiros três casos registados em Cabo Verde
O ministro da Saúde cabo-verdiano, Basílio Mosso Ramos, anunciou hoje na Cidade da Praia, o registro de três casos de gripe A (H1N1) confirmados em Cabo Verde.
Trata-se de três crianças, irmãs, residentes em Santa Catarina, ilha de Santiago, com idades compreendidas entre os três e 10 anos.
Uma das crianças infectadas regressou recentemente dos Estados Unidos.
A confirmação foi anunciada com a chegada dos resultados das amostras enviadas ao Instituto Pasteur de Dacar.
Na passada sexta-feira, as crianças, que estavam internadas no hospital da Cidade da Praia, acabaram por fugir com a ajuda da família, tendo uma delas seguido com a mãe para a ilha da Brava.
No sábado, em Santa Catarina, o pai das duas outras crianças aceitou dialogar com o Serviço da Saúde, tendo concordado em proceder ao respectivo isolamento, em casa.
Além das duas irmãs, os restantes familiares também estão isolados, para evitar mais contaminações.
A criança que viajou para a Brava com a mãe terá permanecido em casa de familiares na Cidade da Praia, antes de viajar de barco até à Brava.
O estado das duas crianças que se encontram em Santa Catarina, segundo o ministro da Saúde cabo-verdiano, não inspira cuidados.
O governante alertou, porém, que não há razões para pânico, desde de cumpridas as normas divulgadas pelo Serviço de Saúde cabo-verdiano.
INFORMAÇÕES GERAIS
Os pesquisadores já catalogaram o vírus da gripe suína como A/H1N1.
O H1N1 é o vírus comum da gripe humana. Vários subtipos de vírus já foram encontrados nos porcos, como o H1N2, o H3N1 e até o H3N2, que passou dos humanos para os porcos.
Segundo as autoridades de saúde o maior risco da transformação do actual surto em uma epidemia mundial – uma pandemia – não está na infecção de seres humanos por porcos mas na transmissão entre humanos, o que acontece quando o vírus sofre mutações e podendo então tornar-se bastante mais agressivo.
Com SAPO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.