quinta-feira, 25 de junho de 2009

ESPANHA:Espanha cede sete milhões para a agricultura de Cabo Verde

José Luis Rodríguez Zapatero é o Ministro/Presidente do Reino da Espanha
ABUJA-O primeiro-ministro de Espanha anunciou em Abuja, Nigéria, um pacote de ajuda de 240 milhões de euros, em três anos, para o desenvolvimento da agricultura e a luta contra a pobreza em países africanos, entre eles Cabo Verde.
Segundo a edição de hoje do diário espanhol El País, que cita José Luís Zapatero, desse montante, 15 milhões de euros destinam-se à preparação de projectos de infra-estruturação e sete milhões para apoiar o centro de energias renováveis de Cabo Verde.
O compromisso de Zapatero foi divulgado na reunião bilateral entre Espanha e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que terminou terça-feira na capital económica nigeriana, em que participaram 14 chefes de Estado e de Governos, de entre eles, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.
Na ocasião, o chefe do governo espanhol defendeu a necessidade de se aumentar a ajuda ao desenvolvimento apesar da crise económica que afecta o mundo.
"A crise golpeia a todos, mas os seus efeitos são mais devastadores sobre aqueles que padecem de fome e miséria", disse Zapatero.
Na declaração final do encontro bilateral, o líder espanhol e os representantes africanos sublinharam a necessidade de apoiar a consolidação dos processos democráticos em África, assim como de reforçar a luta contra o tráfico de seres humanos, drogas e armas.
Segundo o "El País", o documento não se refere a problemas de corrupção e ao grande fosso entre ricos e pobres em países produtores de petróleo, como é o caso da Nigéria, sede da reunião.
Por seu lado, José Maria Neves adiantou que a Cimeira Especial foi um "sucesso", tendo-se desenvolvido uma "cooperação a todos os títulos inovadora e que vai permitir uma forte aproximação entre a Europa e a África, mais particularmente, entre a Espanha e a CEDEAO".
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.