terça-feira, 30 de junho de 2009

UE:Bruxelas felicita povo e autoridades guineenses pelo desenrolar "sereno" das presidenciais

BENITA FERRERO-WALDNER, COMISSÁRIA EUROPEIA
Bruxelas - A Comissão Europeia felicitou hoje a população e as autoridades da Guiné-Bissau pela forma "serena e pacífica" como decorreram as eleições presidenciais do passado domingo.
A comissária europeia responsável pelas Relações Externas, Benita Ferrero-Waldner, sublinhou que, "num contexto político extremamente delicado", o povo guineense "demonstrou que quer a democracia" e disse ter a "esperança de que o escrutínio melhore a estabilidade política do país e contribua para a consolidação do processo democrático".
Numa nota divulgada em Bruxelas, Ferrero-Waldner saúda igualmente a Comissão Nacional de Eleições (CNE) "pelo profissionalismo demonstrado na gestão do processo eleitoral, apesar dos prazos muito apertados", tal como constatou a missão de observação enviada pela União Europeia.
Também o comissário europeu com a pasta do Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, observou que a primeira volta das eleições presidenciais "testemunha a vontade da população e das autoridades da Guiné-Bissau de restabelecer plenamente o funcionamento normal das instituições nacionais, após os acontecimentos trágicos do mês de Março e do início do mês de Junho".
A Guiné-Bissau realizou domingo eleições presidenciais antecipadas na sequência do assassínio de "Nino" Vieira, a 02 de Março, horas depois da morte do chefe das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, num ataque à bomba.
A CNE pretende divulgar os resultados provisórios das eleições presidenciais de domingo quinta-feira e, caso nenhum dos 11 candidatos que se apresentaram às urnas consiga 50 por cento mais um dos votos dos eleitores, realizar-se-á uma segunda volta das presidenciais a 02 de Agosto.
Lusa/Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.