segunda-feira, 29 de junho de 2009

USA:Bernard Madoff condenado a 150 anos de prisão

O banqueiro Bernard Madoff foi esta tarde condenado a 150 anos de prisão por um tribunal de Nova Iorque.
NOVA IORQUE-O tribunal atendeu em pleno aos desejos da acusação, que pedira uma pena de prisão de 150 anos para o ex-banqueiro de 71 anos, enquanto a defesa pedia uma pena entre 12 e 20 anos. Numa carta enviada ao Tribunal Federal de Manhattan, Bernard Madoff apontou que deveria ser tida em conta a sua plena colaboração com as autoridades.
Pelo contrário, o juiz Denny Chin quis fazer da condenação do ex-multimilionário um exemplo e um aviso a eventuais imitadores. A multidão que esperava Bernard Madoff à porta do tribunal aplaudiu quando foram conhecidos os anos de pena dados àquele que ficará conhecido como um dos maiores criminosos do mundo das finanças. Milhares de vítimas ficaram arruinadas e pediam sentença máxima.
As vítimas tiveram o que queriam - Madoff foi condenado a 150 anos de prisão. Para o juiz Denny Chin, uma vez que estávamos perante crimes extraordinários, a condenação tinha de ser extraordinária.
O corretor da bolsa de Nova Iorque e outrora elemento-chave no NASD (National Association of Securities Dealers), organismo que auto-regula a actividade dos mercados norte-americanos, admitiu, em Março, a culpa em 11 crimes, entre os quais burla e lavagem de dinheiro.
Madoff é o homem responsável por uma das fraudes financeiras mais gigantescas da história de Wall Street: no seu esquema estavam em causa mais de 46 mil milhões de euros, numa fraude que colocou em causa sistemas financeiros por todo o Mundo, afectando inúmeras multinacionais e instituições bancárias.
Esquema da pirâmide à escala mundial
Durante anos Bernard Madoff utilizou um esquema de acordo com o qual o dinheiro de novos investidores servia para remunerar com eleva rentabilidade os investidores mais antigos.
Trata-se do conhecido esquema em pirâmide ou esquema Ponzi, que em Portugal foi utilizado na década de 1980 pela chamada "banqueira do povo", Dona Branca.
Madoff foi ainda acusado de usar o dinheiro dos seus clientes em proveito próprio, tendo ao longo de duas décadas deitado mão a cerca de 13 mil milhões de dólares, verba onde não estão incluídos os desvios de fundos financeiros.
Em 2008 Madoff confessou o esquema de burla à família, tendo já em Março deste ano admitido perante um juiz ser o único responsável por estes esquemas.
Já na semana passada, uma ordem do tribunal arrestou todos os bens pessoais dos Madoff: entre as propriedades estão o apartamento em Manhattan, no valor de sete milhões de dólares, a propriedade de 11 milhões em Palm Beach, uma casa de quatro milhões em Montauk e um barco a valer cerca de dois milhões.
RTPonline

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.