quarta-feira, 22 de julho de 2009

CV:Cabo Verde em destaque na Festa da Cerâmica de Caldas da Rainha

BATUCADEIRAS DA ILHA DE SANTIAGO
CALDAS DA RAINHA-A cultura cabo-verdiana vai marcar, quinta-feira, o arranque da Festa da Cerâmica, evento com que a autarquia das Caldas da Rainha pretende vincar a importância desta actividade a nível nacional e internacional.A iniciativa "pretende criar uma centralidade da cerâmica na vida das Caldas" e "simultaneamente criar um dinamismo que projecte esta actividade a nível nacional e internacional", explica o comissário da Festa, João Bonifácio Serra.
Depois de há dois anos Espanha ter marcado a vertente da internacionalização, este ano a Festa dedica o primeiro dia a Cabo Verde com a realização de oficinas de etno-cerâmica, batuco e culinária tradicional de Santiago.
A cultura cabo-verdiana estará ainda em foco num jantar temático com gastronomia e música daquele país e numa exposição de Virgínia Fróis (resultado de uma residência artística em Trás-di Munti).
A internacionalização do evento estende-se também a França, com a integração no programa de uma exposição de cerâmica contemporânea de três ceramistas da Bretanha.
De entre os eventos que irão ter lugar até dia 26, João Bonifácio Serra destaca o lançamento de um "Roteiro Turístico de Cerâmica nas Caldas da Rainha", elaborado no âmbito de um curso técnico de turismo da Escola Secundária Bordalo Pinheiro, em parceria com o Cencal (Centro de Formação para a Cerâmica).
Para além dos museus e espaços públicos, o projecto irá integrar ateliers de artistas e restaurantes com obras cerâmicas, adianta o professor António Xavier sobre o roteiro que "será o primeiro passo para a criação de um site" e de um roteiro "digital que no futuro será alargado a Alcobaça e Óbidos".
A exposição e venda de cerâmica contemporânea de autor será uma das vertentes diárias do evento marcado também pela realização, no Cencal, de ateliers profissionais ligados à cerâmica tradicional portuguesa e pelas jornadas com o escultor catalão Claudi Casanovas.
A Festa da Cerâmica contou este ano com um investimento da autarquia na ordem dos 50 mil euros e tem como parceiros a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Cencal, Museu da Cerâmica, Escola Superior de Artes e Design, Faianças Bordalo Pinheiro, Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, Colectivo três Cês e Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
Oje/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.