sexta-feira, 17 de julho de 2009

DIÁSPORA CV:Pedidos de certidões implicará mudanças na organização dos serviços consulares

LISBOA-O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Arnaldo Andrade, admitiu, esta terça-feira, 14, que o aumento de solicitações de certidões on-line por parte da comunidade cabo-verdiana em Portugal vai implicar mudanças na organização dos serviços consulares de Cabo Verde nesse país.
“Estamos ainda no início, mas vão ser precisas mudanças organizacionais, mudanças de procedimentos e mudanças de legislação para garantir, por um lado, a segurança jurídica que deve ter toda a prestação à assistência consular aos cidadãos cabo-verdianos, mas com novos processos”, disse Arnaldo Andrade.
Para dar uma ideia da dimensão do crescimento de solicitações de certidões feitas pelos emigrantes Cabo-verdianos junto dos balcões da Casa do Cidadão em Portugal, Arnaldo Andrade destacou que, “só neste ano, foram tiradas tantas certidões, quantas as tiradas durante todo o ano de 2008”.
Por isso, face a esse aumento justificou que é preciso que os serviços consulares estejam preparados para prestar melhor apoio às solicitações dos cabo-verdianos em Portugal.
Falando do impacto que os produtos disponibilizados pelo balcão da Casa do Cidadão têm tido na vida dos emigrantes cabo-verdianos radicados naquele país, o embaixador de Cabo Verde em Portugal classificou esse impacto de “uma verdadeira história de sucesso” ao mesmo tempo que reconheceu que abertura do balcão da Caso do Cidadão naquele país trouxe ganhos para a comunidade cabo-verdiana.
Antes, os emigrantes tinham que esperar entre 6 meses a um ano para obter uma certidão porque o processo era moroso Mas agora, com a abertura do balcão da Casa do Cidadão, passaram a ter uma certidão em três a cinco minutos, o que, para esse diplomata, representa uma diferença considerável.
INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.