terça-feira, 14 de julho de 2009

ESPANHA:Erro clínico grosseiro mata prematuro

O destino parecia traçado: menos de uma semana depois da mãe, com gripe A, ter falecido, o bebé prematuro, que conseguira ser salvo, morreu hoje em Madrid na sequência de um erro clínico grosseiro.
MADRID-Um bebé prematuro, filho de uma jovem marroquina que foi a primeira vítima mortal da gripe A (H1N1) em Espanha, morreu hoje num hospital de Madrid devido a um "terrível erro profissional", informam fontes sanitárias.
O pessoal de enfermagem "confundiu a via de administração de um leite específico para bebés prematuros e introduziram-no na veia, quando devia ser por via nasogástrica", explica António Barba Ruiz de Gauna, director do Hospital Gregório Maranon.
A sonda nasogástrica é um tubo de material plástico, mais ou menos flexível, que normalmente se coloca por via nasal.
O bebé, que nasceu por cesariana às 28 semanas de gestação, não ficou infectado com a gripe A (H1N1) que matou a mãe. A jovem de 20 anos morrera há menos de uma semana, 30 de Junho.
"É uma negligência gravíssima que não tem desculpa", acusa o director do hospital, adiantando que foi aberta uma investigação interna à pessoa que cometeu o erro.
O bebé "estava a evoluir bem", quando domingo à noite lhe foi administrado o leite pela via errada. Embora o erro tenha sido detectado pouco depois e os médicos tenham "tentado limpar-lhe o sangue", o bebé morreu hoje.
Em relação à possibilidade da família do bebé processar o hospital por negligência, o director adianta que o estabelecimento de saúde assume "todas as responsabilidades humanas". A família da jovem anunciou poucos dias após a sua morte que iria iniciar um processo judicial pelo facto. Após a morte do bebé, os profissionais de enfermagem foram afastados do serviço no Hospital Gregório Maranon. O caso está também a ser investigado pela tutela.
EXPRESSO/LUSA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.