sexta-feira, 10 de julho de 2009

FAO:Nova directora em África quer aumentar produtividade de uma agricultura ainda "arcaica"

HELENA SEMEDO NOVA DIRECTORA REGIONAL DA FAO EM ÁFRICA
FAO-Em declarações à Lusa a nova directora regional da FAO em África, Helena Semedo, afirma que tem como prioridades o aumento da produtividade da agricultura, através de tecnologias mais avançadas e a capacitação de agricultores para responder aos problemas alimentares do continente africano.
"Penso que uma das prioridades será melhorar a produção, mas, mais do que a produção será aumentar a produtividade, porque a agricultura africana ainda é desenvolvida de uma forma praticamente arcaica", declarou à Agência Lusa Helena Semedo.
"Os níveis de produtividade, com a utilização de técnicas e tecnologia modernas e adaptadas, são praticamente nulos se comparados a regiões como a América Latina e a Ásia", indicou ainda a ex-ministra cabo-verdiana.
Segundo a nova directora da FAO, "outra das prioridade é reforçar a capacidade a nível nacional, a nível dos ministérios da Agricultura, para desenvolver políticas e estratégias adequadas e também melhorar a capacidade dos agricultores, que são praticamente analfabetos, que não conseguem utilizar as técnicas que estão à sua disposição".
De acordo com Helena Semedo o Brasil mostrou-se muito aberto a participar em iniciativas com a FAO, inclusivamente já tem uma delegação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Accra, no Gana, onde fica a sede africana da instituição das Nações Unidas.
"Trabalhamos muito com o Brasil, inclusive a delegação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem como objectivo estar mais perto e trabalhar com as instituições africanas, não só com a FAO", complementou Helena Semedo.
Helena Semedo vai acumular o novo cargo com o de adjunta do director-geral da FAO, com sede em Itália. A nomeação da cabo-verdiana aconteceu, após concurso, no dia 01 de Julho, tendo sido seleccionada entre 65 candidatos.
Helena Semedo trabalha na FAO há cerca de seis anos. Desempenhou funções como representante da organização no Níger, e desde há cerca de um ano como coordenadora sub-regional para a África Ocidental.
A nova directora da FAO integrou o Governo do Movimento para Democracia (MpD), em Cabo Verde, tendo assumido as pastas de Secretária de Estado das Pescas, Ministra da Agricultura e Pescas e Ministra do Turismo Transportes e Mar, de 1991 até 2001 (durante os dois mandatos do MpD).
Sapo/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.