sábado, 11 de julho de 2009

GANA-PRESIDENTE DOS EUA, BARACK OBAMA FAZ VISITA DE 24 HORAS AO PAÍS AFRICANO

ACCRA - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já está em Gana, para uma visita de 24 horas ao país, na primeira viagem realizada à África subsaariana desde sua chegada à Casa Branca.
Obama foi recebido no aeroporto internacional de Kotoka pelo presidente de Gana, John Atta-Mills, em cerimônia durante a qual não faltaram os tradicionais tambores e a exibição de danças africanas.
O presidente americano e sua esposa, Michelle, desceram do avião de mãos dadas com as duas filhas.
Porque o Gana?
A jornalista Bárbara Guevara da rádio TSF explica porquê:
(...)"Obama escolheu o Gana como primeiro ponto de visita ao continente africano, porque trata-se de um país que começou a criar instituições eficazes e transparentes.
Para o presidente norte-americano, o Gana demonstrou ainda que é possível passar o poder político de um partido para o outro sem romper a estabilidade democrática. Aquele país foi o único em África onde as transferências de executivo aconteceram sem interrupções de golpes militares ou conspirações.
(...)O Gana recebeu Bill Clinton em 1998 e George Bush em 2008, mas esta visita tem um significado especial já que em Dezembro o Gana foi a votos, cumprindo com o modelo de transparência.
Os ganenses esperam também que esta visita traga repercussões politicas e económicas, justamente pelos esforços feitos nos últimos 15 anos em matéria de democracia, boa governação e desenvolvimento económico.
Devido ao empenho de Obama, o G8 aprovou uma ajuda aos países africanos de 20 mil milhões de dólares."
Um dos momentos fortes da viagem é a visita de Obama ao antigo forte onde se realizava um mercado de escravos Cape Coast, a duas horas de Accra.
Com Globo/TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.