segunda-feira, 20 de julho de 2009

HOLANDA: Fogo destrói barracão onde Anne Frank ficou presa

Um incêndio no nordeste da Holanda destruiu ontem dois barracões de madeira onde Anne Frank ficou detida no final da Segunda Guerra Mundial.
Os dois barracões ficavam originalmente no campo de concentração de Westerbork, no leste do país, onde os judeus holandeses eram detidos antes de serem deportados para campos de concentração na Alemanha.
Em 1957, os dois barracões foram vendidos e removidos para um vilarejo próximo, Veendam, onde eram utilizados para guardar o maquinário de uma fazenda. A causa do incêndio ainda não é conhecida.
Havia planos para remover um dos barracões, o de número 57, para Westerbork, onde atualmente há um memorial do holocausto. Em agosto de 1944, Anne Frank - que ficou mundialmente conhecida com a publicação póstuma de seus diários - e sua irmã Margot ficaram algumas semanas presas nestes barracões, onde os nazistas usavam os prisioneiros para trabalhos forçados. Após sua deportação para Auschwitz no último transporte saído de Westerbork, Anne Frank morreu em Bergen-Belsen, em março de 1945, poucas semanas antes da liberação daquele campo de concentração.
Fonte:RNW

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.