domingo, 19 de julho de 2009

Jogos da Lusofonia:CABO VERDE MEDALHA DE OURO EM FUTEBOL

A CLAQUE CABOVERDIANA FOI IMPORTANTE PARA A CONQUISTA DO OURO
LISBOA-A selecção Caboverdiana de futebol conquistou sábado a medalha de ouro no torneio de futebol dos II Jogos da Lusofonia, depois de derrotar Moçambique por 2-0, na derradeira jornada.
Foi num ambiente de festa no Jamor, com a ruidosa claque cabo-verdiana a animar as bancadas de início ao fim, que Cabo Verde assegurou mais três pontos na tabela classificativa, totalizando 10, o que lhe garantiu a liderança isolada e consequente conquista do lugar mais alto do pódio.O jogo, nem sempre bem jogado, teve, no entanto, alguns momentos de emoção, quase sempre com Cabo Verde mais próximo de chegar ao golo. E assim seria, ainda no primeiro tempo, na sequência de um canto, depois de muita confusão, com um jogador cabo-verdiano a atirar para o fundo das redes.
No segundo tempo, a formação moçambicana procurou responder, mas poucas vezes conseguiu criar perigo. No contra-ataque, Cabo Verde foi sempre mais afoito e já perto do final, através do recém-entrado Rody, chegaria ao golo, sentenciando a partida.A bancada central do Estádio do Jamor veio abaixo com o segundo golo e, no final, jogadores e adeptos fizeram a festa. No outro jogo, que em caso de vitória de Angola por três ou mais golos, daria aos Palancas Negras o ouro, Portugal acabou por ser mais forte e, apesar de ter estado a perder nos primeiros minutos, conseguiu dar a volta, goleando Angola por 4-1. Foram precisas duas grandes penalidades para a formação nacional dar a volta ao resultado. Depois da reviravolta, os angolanos baixaram os braços e acabaram por permitir a Portugal construir um resultado mais volumoso. Com este desfecho, Portugal subiu ao segundo lugar do pódio, que foi fechado por Angola, que assim se teve de contentar com o bronze.Encerrou assim a modalidade de futebol nos 2os Jogos da Lusofonia, com Cabo Verde a protagonizar uma das maiores surpresas desta edição dos Jogos.
Portugal que tinha sido derrotado na ronda inaugural, frente a Cabo Verde, somou a terceira vitória consecutiva, embora tenha entrado a perder no encontro de hoje, pois Amâncio, aos 23 minutos, deu vantagem a Angola.
Duas grandes penalidades, convertidas por Rui Fonte (45 minutos) e Bura (72), permitiram a Portugal dar a volta ao marcador, tendo o segundo lance levado a uma debandada da maioria dos adeptos angolanos presentes no Estádio Nacional.
A vitória de Portugal não bastou para atingir o primeiro lugar, uma vez que a selecção de Cabo Verde tinha ganho a Moçambique, por 2-0, dando a primeira medalha de ouro ao seu país nos Jogos da Lusofonia.
Com o Jogo e Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.