domingo, 12 de julho de 2009

JOGOS DA LUSOFONIA:Presidente português diz que "celebra a universalidade da língua portuguesa"

ABERTURA DOS SEGUNDOS JOGOS DA LUSOFONIA
LISBOA-O Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, pronunciou-se sobre a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, com a participação de oito países de expressão portuguesa e quatro nações convidadas, dizendo que "celebram a universalidade da língua portuguesa".
Cavaco Silva esteve presente na cerimónia de abertura dos Jogos da Lusofonia, realizada no Pavilhão Atlântico, e anunciou a abertura da segunda edição do maior evento multidesportivo jamais realizado em Portugal que contará com a presença de 1.300 atletas e oficiais. Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal e da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, sublinhou que "a competição multidesportiva olímpica constitui um marco histórico nos anais da lusofonia e do movimento olímpico".
"Estes Jogos da Lusofonia são uma afirmação da capacidade organizativa de Portugal e a confirmação da vitalidade do associativismo e, mais importante, o laço de união que constitui a língua", referiu.
O também presidente do comité organizador dos Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 referiu o "papel ímpar do desporto" nas relações entre os países que têm em comum a partilha da língua portuguesa e ainda no que toca ao desenvolvimento económico e na comunhão dos povos.
A cerimónia de abertura teve a duração de hora e meia, iniciada por um espectáculo que teve como símbolo principal o mar, a língua e a diversidade de culturas.
Depois do desfile das comitivas, os voleibolistas João Brenha e Miguel Maia foram os porta-bandeiras de Portugal, o atleta Nelson Évora transportou a tocha a representar a chama olímpica, após a interpretação do o hino oficial por par dos cantores Kátia Guerreiro e Olavo Bilac, acompanhados pelo coro de Santo Amaro de Oeiras.
Várias personalidades marcaram presentes na tribuna de honra, entre os quais Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, Rui Pereira, ministro da Administração Interna, Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Gonçalves Muandumba, ministro do Desporto de Angola, e outros governantes embaixadores dos países africanos.
A segunda edição dos Jogos da Lusofonia acontecem nos concelhos de Lisboa, Almada, Amadora, Sintra e Oeiras, com a presença de mais de um milhar de atletas, repartidos pelas modalidades de atletismo, basquetebol, desporto para deficientes, futebol, futsal, judo, taekwondo, ténis de mesa e voleibol.
Portugal recebe 11 países neste evento, com o lema "A união mais forte que a vitória": Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau, Moçambique, São Tomé e Princípe, Sri Lanka e Timor-Leste.
OJOGO.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.