quinta-feira, 16 de julho de 2009

NASA:Os três pilotos que fizeram a primeira incrível viagem à Lua

"A 16 de Julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins descolaram do Cabo Canaveral. Depois de uma viagem de quatro dias, a sua rede espacial, composta pelos módulos Columbia e Eagle, metia-se em órbita à volta da Lua. Armstrong e Aldrin instalaram-se no módulo de aterragem Eagle, enquanto Collins, que tinha ficado no Módulo Columbia, continuava a girar à volta da Lua. Pilotado por Armstrong, o Eagle desceu em direcção à superfície da Lua. Depois de sobrevoar um pouco para escolher um local favorável, desceram sobre o Mar da Tranquilidade. Os astronautas equiparam-se para sair, e filmado por uma câmara colocada no exterior do módulo Eagle, Neil Armstrong desceu a Escada e pôs o pé no solo da Lua".(in Blog Ciências Fisicas)
NASA-Parecia impossível que naquele ponto branco no céu estivessem dois homens a dar pequenos saltos. O primeiro passeio lunar durou duas horas e meia e, em órbita, havia um terceiro astronauta muito, mas mesmo muito sozinho.
Passaram 40 anos e ainda há quem não acredite que fosse verdade. Na Terra, 450 milhões de pessoas seguiam aquele acontecimento improvável pela televisão.
Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar o solo da Lua, comandante da tripulação da Apollo 11, estava à beira de fazer 39 anos. A missão correu sem falhas e o único erro que lhe atribuem foi o de ter pronunciado de forma quase inaudível o artigo indefinido "um" na famosa frase "pequeno passo para um homem, salto gigantesco para a humanidade".
Piloto naval com acções de combate na guerra da Coreia (abatido uma vez), Armstrong foi também piloto de testes com a sua dose de histórias de arrepiar. Ao serviço da NASA, voou em três missões e, pouco depois da Apollo 11, deixou a agência para seguir uma discreta carreira de professor. Não deu mais entrevistas e podia ter sido tudo o que queria, mas recusou ofertas políticas. Há uma cratera lunar com o seu nome e um asteróide.
O segundo astronauta, Buzz Aldrin, viveu com a mágoa de ser segundo. Embora fizesse o mesmo que Armstrong, com 15 minutos de diferença, Aldrin será sempre o primeiro a ser esquecido. Mas é ele que aparece nas fotos na Lua. Piloto da força aérea, Buzz Aldrin abateu dois MIG-15 na Guerra da Coreia e chegou a coronel. Também foi piloto de testes. Depois da Apollo, debateu-se com alcoolismo.
Michael Collins, o terceiro homem da tripulação, fez um trabalho bem difícil, o de ficar sozinho durante as órbitas lunares. Filho e sobrinho de generais, Collins chegou a major-general da força aérea.
Neil Armstrong
- Nascido em Agosto de 1930, estava à beira de completar 39 anos quando pisou a Lua- Tem actualmente 78 anos- Com sólida base científica e de engenharia, Armstrong foi piloto militar num porta-aviões e combateu na Coreia- Participou em missões 'Gemini ' - Era o comandante da missão 'Apollo 11'
Michael Collins
- Nasceu em Roma, Itália, em Outubro de 1930- Tem actualmente 78 anos- Piloto da força aérea americana, membro da 'Gemini 10', era piloto do módulo de comando da 'Apollo 11'
Edwin 'Buzz' Aldrin
- Nascido em Janeiro de 1930, era o membro mais velho da 'Apollo 11'- Tem agora 79 anos- Piloto militar na Coreia, foi também piloto de testes e chegou à patente de coronel - Era piloto do módulo lunar e foi o segundo homem a pisar o solo da Lua.
DNonline-Por Luis Naves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.