segunda-feira, 13 de julho de 2009

TPI:CHARLES TAYLOR COMEÇA A SUA DEFESA ESTA SEMANA NO TPI

CHARLES TAYLOR ANTIGO PRESIDENTE DA LIBERIAFOTO:ANP
HAIA - O antigo presidente da Libéria, Charles Taylor, primeiro chefe de Estado africano julgado por um Tribunal Internacional, deve ser chamado terça-feira para fazer a sua defesa, na sequência do seu processo por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
Charles Taylor, 61 anos de idade, deverá apresentar a sua defesa durante seis a oito semanas diante do Tribunal especial para a Serra Leoa (TSSL), indicou o seu advogado, Courtenay Griffiths.
Na primeira defesa, o ex-presidente reclamou a sua inocência em 11 crimes, nomeadamente, morte e recrutamento de menores para fileiras militares. Taylor é julgado desde Janeiro de 2008 pelo seu papel na guerra civil na Serra Leoa que fez mais de 120 mil mortes entre 1991 e 2001.
" Ele reconheceu ter se envolvido na questão da Serra Leoa apenas na altura que tentou negociar a paz porque sentiu-se cumplíce da guerra civil ", explicou o seu advogado.
Segundo a acusação, Taylor forneceu armas e munições aos rebeldes da Serra Leoa da Frente revolucionaria unida (RUF) em troca de diamantes e madeira especial daquele país.
Charles Taylor, eleito presidente da Liberia em 1997, foi forçado a deixar o poder e exilar-se para Nigéria em 2003, onde foi detido em Março de 2006 e tranferido de Serra Leoa para Países -Baixos.
Defesa de Charles Taylor custa 1,5 milhões de dólares por ano
Os salários da equipa da defesa do antigo presidente da Libéria, custa 1,5 milhões de dólares por ano no Tribunal especial para a Serra Leoa (TSSL).
Mensalmente o tribunal passa cheque de 130 mil dólares a favor dos 20 juristas e advogados encarregues para a defesa de Taylor.
O Tribunal paga igualmente as despesas de viagens e aluguer dos gabinetes em Haia, na Serra Leoa e na Libéria, segundo uma fonte da acusação.
"É o mais alto valor nunca gasto para uma equipa de defesa na história dos tribunais internacionais", afirma a procuradoria num documento publicado em resposta ao advogado de Taylor que se tem queixado várias vezes de falta de recursos.
O TSSL é financiado através das contribuições voluntárias de Estados. O seu orçamento previsto para 2009 é de 28 milhões de dólares e para 2010 é de 12 milhões de dólares.
Com Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.