quarta-feira, 15 de julho de 2009

TPI:Charles Taylor nega ter recebido diamantes em troca de armas

Haia- O antigo presidente liberiano, Charles Taylor, negou perante o Tribunal especial para a Serra-leoa (TSSL, sigla em inglês), de Haia, ter recebido diamantes em troca de armas para os rebeldes serraleonenses de que é acusado de ter dirigido pessoalmente.
" Nenhum ser humano poderá acreditar ser verdade que fiz negócio com a RUF, recebendo diamantes em troca de armas ou recebendo diamantes em troca de algo ", afirmou Taylor, que começou, terça-feira, a depôr perante o tribunal.
Segundo a acusação, Taylor dirigia pessoalmente os rebeldes da Frente revolucionária unida (RUF), a quem forneceu armas e munições em troca de um acesso aos recursos, nomeadamente diamantes e madeiras preciosas, da Serra-Leoa.
" Recebias regularmente frascos de mayoneses com diamantes da RUF?", interrogou a sua advogada, Courtenay Griffiths, citando o depoimento de uma testemunha da acusação.
" Nunca recebi nada, nem frascos de mayoneses, nem café ou diamantes. É uma mentira, trata-se de uma mentira diabólica ", assegurou o antigo senhor de guerra eleito presidente da Libéria em 1997, que se encontra no tribunal desde Janeiro de 2008.
Charles Taylor, é acusado de 11 crimes de guerra e contra a humanidade, nomeadamente morte, violação e recrutamento de crianças durante a guerra civil na Serra-Leoa, que causou 120 mil mortos e milhares de mutilados entre 1991 e 2001.
Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.