quarta-feira, 15 de julho de 2009

UE:Ex-PM polaco eleito presidente do Parlamento Europeu

O antigo primeiro-ministro polaco Jerzy Buzek foi terça feira(14)eleito em Estrasburgo presidente do Parlamento Europeu, na sessão constitutiva da assembleia para a legislatura 2009-2014.
BRUXELAS-Buzek, conservador de 69 anos, foi eleito na primeira volta do escrutínio, ao recolher os votos de 555 dos 736 deputados da nova assembleia.
A eleição de Buzek, do Partido Popular Europeu (PPE), estava garantida à partida, na sequência de um acordo entre as três grandes famílias políticas europeias -- PPE, Socialistas e Liberais -- em torno da distribuição dos cargos mais importantes da instituição e que prevê que a presidência seja assumida por um socialista na segunda parte da legislatura.
Na sequência desse acordo -- que abrange também a distribuição das vice-presidências da assembleia -, o liberal Graham Watson retirou a candidatura à presidência do Parlamento, pelo que a sueca Eva Britt-Svensson, do Grupo da Esquerda Unitária, era a única concorrente de Buzek, tendo recolhido 89 votos.
O "novo" Parlamento Europeu, que conta com 22 eurodeputados portugueses, elegeu terça feira o presidente da assembleia mas decidiu não se pronunciar para já sobre a recondução do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que deverá ter que esperar pela sessão plenária da "rentrée" política, em meados Setembro, para ver o seu nome aprovado pelo hemiciclo.
DN/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.