domingo, 16 de agosto de 2009

ALEMANHA:Político angolano sem medo de ameaças racistas

Imigrante. Zeca Schall, de 45 anos, é candidato democrata-cristão às eleições regionais do dia 30. Neonazis querem vê-lo de regresso a África.


SUHL-Um cidadão alemão natural de Angola candidato pela União Democrata-Cristã (CDU) às próximas eleições regionais na Alemanha, marcadas para o dia 30, encontra-se sob protecção policial depois de ter sido intimado a abandonar o país pelo Partido Nacional Democrático, uma força de extrema-direita, conotada com o neonazismo. "Não tenho medo, por natureza não sou uma pessoa medrosa", afirma Zeca Schall, o candidato ameaçado, em declarações ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung, assegurando que vai continuar a participar na campanha dos democratas-cristãos da CDU, partido da chanceler Angela Merkel, para as próximas eleições regionais.
Schall afirma que está plenamente integrado na comunidade e que, após as ameaças, recebeu numerosas demonstrações de solidariedade dos seus amigos, vizinhos e colegas.
Nascido em Angola, há 45 anos, Zeca Schall reside na Alemanha há duas décadas e adquiriu há quatro anos a nacionalidade alemã, o que basta para se apresentar como candidato.
As ameaças do NPD foram levadas "muito a sério" pela CDU, que pediu a protecção da polícia de Suhl, Estado de Turíngia (situado no Leste da Alemanha, em território que até 1990 formou parte da extinta República Democrática Alemã), onde no dia 30 se disputam eleições regionais, com o candidato dos democratas-cristãos e actual primeiro-ministro do land, Dieter Althaus, a aspirar à reeleição.
Schall foi "convidado" pelo partido de extrema-direita, através da página do NPD na Internet, a regressar a Angola, o que configurou uma ameaça.
"A Turíngia deve continuar a ser alemã. Agradecemos a Zeca Schall o trabalho que veio fazer como imigrante, mas já não é necessário. Por isso, queremos encorajá-lo directamente a regressar ao seu país, Angola", refere o ameaçador comunicado do NPD.
A mesma fonte sublinha que este Estado alemão tem 100 mil desempregados que poderiam ocupar o posto de trabalho agora ocupado pelo candidato regional da CDU.
O NPD afirma ainda ter dado instruções para que os seus cartazes eleitorais, com uma mensagem de "bom regresso a casa", sejam colocados junto aos do "preto da CDU" - Negerplakate". Mesmo longe do país natal, Zeca Scholl tem vindo a receber apoio dos seus compatriotas perante as ameaças de teor racista de que foi alvo, como esta semana ficou patente no sítio informativo angolano AngoNotícias.
"Força, compatriota, enquanto os cães ladram a caravana passa.", dizia um dos leitores deste site em comentário à notícia. "Coragem, para a frente é que é o caminho", dizia outro. "Volta à procedência que os teus compatriotas te receberão de mãos abertas", concluía um terceiro.
DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.