quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ANGOLA:Empresários acreditam que Zuma vai "quebrar barreiras" entre África do Sul e Angola

LUANDA-As empresas sul-africanas que pretendem investir em Angola consideram que a visita do Presidente Jacob Zuma vai ajudar a "quebrar as barreiras" existentes nas oportunidades de negócios entre os dois países.
Na comitiva presidencial de Jacob Zuma, que efectua uma visita de dois dias a Angola, estão integrados 180 empresários, vinte dos quais viajam a título pessoal.
O grupo "Tenga International", que participa em Luanda no Fórum Empresarial Angola/África do Sul, presta serviços de logística no mercado angolano, nas áreas da electricidade, petroquímica e construção civil.
Segundo o presidente do grupo, Lindelani Errol Sibisi, a presença dos empresários tem como objectivo a pesquisa de mercado, auxiliada pela realização do fórum empresarial.
"Não queremos ouvir declarações políticas, nós precisamos de acções", referiu à Agência Lusa o empresário, salientando que precisa de ouvir das autoridades governamentais angolanas a indicação do melhor caminho para o investimento.
Em declarações à Lusa, o director da empresa de consultoria "Fever Tree", Roelf Meyer, disse que estão à procura de oportunidades de negócios em Angola e sublinha que o facto de muitos sul-africanos pretenderem "investir os seus próprios capitais" em Angola é "encorajador".
Por sua vez, a directora executiva do "Goldex Group", Luna Ntsume, vê a realização do fórum como uma oportunidade para a criação de negócios para empresários sul-africanos.
O "Goldex Group", um grupo de companhias sul-africanas, pretendem colaborar em Angola com o Governo angolano nas áreas da engenharia, manutenção, meio ambiente e infra-estruturas.
"Estamos interessados em investir, sobretudo, na área dos caminhos-de-ferro, desenvolver infra-estruturas rodoviárias e também olhar para o sector para facilitar o transporte de bens de um lado para o outro", disse Luna Ntsume, acrescentando que também estão na Namíbia e no Zimbabué.
Para o segundo dia de realização do fórum está agendada a abertura oficial da Bolsa de Negócios pela ministra do Comércio angolana, Idalina Valente, e pelo ministro do Comércio e Indústria sul-africano.
Hoje, Jacob Zuma desloca-se ao Centro de Convenções de Talatona, acompanhado do primeiro-ministro angolano, Paulo Cassoma, para proceder ao encerramento do fórum.
Oje/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.