domingo, 16 de agosto de 2009

BRASIL:Senadora Marina Silva quer imitar Obama no Brasil


Ex-ministra do Ambiente Marina Silva poderá abandonar Partido dos Trabalhadores e concorrer à presidência pelo Partido Verde.

Um factor inesperado pode ocorrer na eleição presidencial brasileira de 2010: o aparecimento da candidatura, pelo Partido Verde (PV), da senadora Marina Silva, líder ecológica que foi amiga do lendário ecologista Chico Mendes, assassinado em 1998. Analistas políticos afirmam que Marina poderia subir como um foguete, como ocorreu com Fernando Collor, em 1990 e com Lula, em 2002.
Até agora, os candidatos com mais hipóteses de vitória eram a ministra Dilma Roussef, com o apoio de Lula e, pela oposição, o governador de São Paulo, José Serra - que foi derrotado por Lula em 2002. Mas Marina Silva é um facto novo: alguns chegam a compará-la já a Barack Obama. O PV é um partido pouco expressivo, mas a mensagem ecológica e de desenvolvimento sustentado atinge especialmente os jovens. Marina Silva é do partido de Lula, o PT, mas estaria de saída, de modo a tornar-se candidata do PV. Marina foi ministra do Ambiente de Lula durante cinco anos, mas não gostou da forma como foi afastada, acusada de atrasar a aprovação da rede hidroelétrica da Amazónia.O PT esforça-se para tentar evitar a candidatura de Marina, pois esta, por ter mensagem ecológica, ligada à esquerda, tiraria muito mais votos à candidata oficial, Dilma, do que a Serra, do centro-direita.
Com 51 anos, Marina Silva tem uma bela biografia. Muito pobre, aprendeu a ler na adolescência e tornou-se historiadora. Aos 38 anos, foi a mais nova senadora do Brasil. Tem muitos admiradores. Mas os seus críticos afirmam que, quando era ministra, deixava os projectos paralisados. Recentemente, na revista Veja, o jornalista André Petry criticou o trabalho dela: "Quando o desflorestamento diminui na Amazónia, a ministra afirma que é a eficiência do Governo. Quando aumenta, diz que isso é culpa dos agricultores."
DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.