sábado, 29 de agosto de 2009

CVAMBIENTE:Ninhos de tartarugas protegidos com cercos na Ilha do Sal em Cabo Verde

A TARTARUGA MARINHA PODE VIVER MAIS DE 100 ANOS

ILHA DO SAL-78 tartaruguinhas ganharam ontem o mar a partir da ilha do Sal, e já navegam em direcção a um ponto qualquer do Atlântico, seu próximo destino, cumprindo assim o ciclo de renovação da espécie neste mundo que ficou mais rico. O edil Jorge Figueiredo guiou a primeira tartaruguinha até ela se embalar na primeira onda.

Os ovos das tartarugas na Praia António de Sousa, ilha do Sal, estão agora mais seguros, desde que ganharam cercos para a sua protecção. A iniciativa é da ONG SOS Tartarugas, em parceria com a Câmara Municipal do Sal. Jorge Figueiredo inaugurou há dias o segundo cerco na Praia António de Sousa, enquadrado na campanha de protecção das tartarugas marinhas 2009. Só para este cerco já foram transferidos 18 ninhos, que totalizam cerca de 1580 ovos.
É que muitas vezes as tartarugas desovam em zonas de risco, ou seja, na linha da maré-alta, nas zonas onde circulam as Moto4 ou ainda em locais onde se encontram plantas. Ao encontrarem os ninhos nestes locais, os técnicos que patrulham as praias transferem-nos para o cercado de ovos, evitando, assim, que sejam destruídos.
Desta feita, os cercados são permanentemente vigiados, permitindo o normal desenvolvimento embrionário e o nascimento de mais tartarugas bebés. Depois do nascimento das tartarugas, elas são devolvidas ao mar, a partir da praia onde os ninhos foram recolhidos.
De referir que a estratégia de transferir ninhos das zonas de risco para os cercos de incubação tem obtido resultados excelentes, salvando a vida de muitas tartarugas. Conforme os dados do SOS Tartarugas, só neste ano, de 1 de Junho a 16 de Agosto, cerca de 1872 tartarugas já deram à praia, e já fizeram 462 ninhos. Destes ninhos, 121 foram transferidos para cercados de ovos.
Mas nesse mesmo período, apesar do trabalho de patrulhamento e vigia das praias, cerca de 50 tartarugas foram mortas nas praias do Sal. Um número a mostrar que ainda há muita caça de tartarugas por aí .
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.