segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CV:José Maria Neves pede dignidade no empossamento da CPRSS

PRAIA-Dignidade, decência e patriotismo é o que José Maria Neves pede aos militantes do PAICV. Discursando domingo no empossamento da nova Comissão Politica Regional Santiago Sul (CPRSS), o presidente do PAICV diria ainda aos militantes do seu partido que agora novas ideias, novos conceitos vão ser construídos, e que são estes novos projectos que vão ganhar as eleições de 2011. Para José Maria só com novas estruturas ideológicas um partido pode vencer. "E pensar o contrário, que um partido pode ganhar no presente com o mesmo “fogo” do passado, são ideias próprias de partidos fascistas" atirou para o outro lado da barricada.
Foi com sala cheia que tomou posse a nova Comissão Política Regional de Santiago Sul. Militantes, membros do Governo, representantes da estrutura regional de Santiago Norte , JPAI, mulheres do PAICV, simpatizantes e amigos de Filú lotaram a sala. E entre um outro discurso não faltaram os vivas ao Filú, ao Rui Semedo e ao PAICV.
Felisberto Vieira, Filú, novo Presidente da Comissão Politica Regional Santiago Sul, ao usar da palavra na cerimónia que o entroniza como o responsável da região política mais importante do país, diz que os novos órgãos dirigentes chegam para reforçar o PAICV. “Já ao concorrermos para a Comissão Politica de Santiago Sul, lançamos uma iniciativa convergente para o reforço do Partido nesta Região. Dissemos "sim, é possível", como Obama tinha dito “yes, we can”. Sim é possível! É para um PAICV mais forte, mais coeso. E os últimos acontecimentos provaram que não só era necessário, como era possível um melhor PAICV em Santiago Sul.
Divergências quanto basta
Dignidade e decência para com o partido e os militantes do PAICV foram as primeiras palavras de José Maria Neves para esta nova Comissão Politica Regional de Santiago Sul (CPRSS). E numa tarde de muitos e velados recados para dentro, José Maria Neves pede que o partido comece desde já a fazer novas propostas para a próxima convenção, pois que as ideias de 2001 e 2006 não podem ser iguais às propostas para 2011. Aponta o desempenho do governo como positivo, e diz que vai continuar a trabalhar para Cabo Verde.
Também para exorcizar certos fantasmas, Neves se insurge contra divergências "perigosas" dentro do próprio partido. " Não podem existir", condena, para dizer que "quem quer participar dos debates dentro do partido que o faça, de maneira transparente e de forma a ajudar o PAICV. O oposto só virá de quem não quer fazer parte do PAICV de Amilcar Cabral".
E para mostrar como essas fissuras têm sido fatais para o PAIGC/CV, lembra o ano de 1973, quando Amilcar Cabral pediu um debate dentro do partido. "E com isto foi morto por aqueles que não quiseram participar da ideia", dramatiza. Depois, saúda o novo líder de Santiago Sul, Felisberto Vieira,augurando-lhe sucessos na sua nova missão. E pede uma salva de palmas para Rui Semedo, um digno vencido, de quem espera poder continuar a contar com toda a sua disponibilidade, não só como o líder parlamentar mas também para outras batalhas do PAICV.
Mais igualdade de género
O chefe da maioria que governa o país diz-se consciente dos muitos problemas que ainda existem em Cabo Verde, como o desemprego, a violência e a pobreza. Mas promete tudo fazer para resolver estes casos, até porque, lembra, foi com este governo que a taxa de desemprego desceu para 10%.
E como não podia faltar, Hilary Clinton foi chamada à sala no início da tarde deste domingo, por volta das 14 horas, para José Maria Neves dizer que a sua visita a Cabo Verde foi a prova de que o PAICV está a trabalhar para o bem dos cabo-verdianos. Que a secretária de Estado dos E.U.A lhe disse coisas que a imprensa não sabe, lhe parabenizou por Cabo Verde estar no bom caminho, pelo facto de o nosso país ser o farol de África. Ainda que Hilary disse que as cabo-verdianas têm responsabilidade, pois já alcançaram coisas que nem a América conseguiu. Mas mesmo assim Hilary aponta um aspecto negativo em Cabo Verde, a violência contra as mulheres. Um ponto menos na lista da Secretária de Estado norte-americana, contra o qual JMN declara uma luta sem tréguas nos próximos tempos. "O PAICV e o Governo da maioria vão trabalhar afincadamente para mais igualdade de género em Cabo Verde", promete.
Ganhar o presente com o fogo do passado, não.
O presidente do PAICV diria ainda aos militantes que agora novas ideias, novos conceitos vão ser construídos, e que são estes novos projectos que vão ganhar as eleições de 2011. Para José Maria só com novas estruturas ideológicas um partido pode vencer. E pensar o contrário, que um partido pode ganhar no presente com o mesmo “fogo” do passado, são ideias para partidos fascistas. E chegado a esse ponto do discurso trouxe o exemplo de muito boa gente do MpD, que "pensa que o “fogo” dos anos 90 vai perdurar até 2011".
Numa tarde feita também de muitos recados aos seus adversários políticos, José Maria Neves pulou mais uma vez o muro do partido da estrela negra para se aludir à politica de terrorismo levada a cabo do outro lado da barricada. E manda dizer que o PAICV não se sente intimidado com essas politicas. Que a árvore tambarina vai continuar a dar “frutos”, mesmo que atacada pela má politica do MpD.
ASEMANA.CV-Por Nadine Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.