sábado, 29 de agosto de 2009

CV:Novo ano lectivo arranca com 150 mil alunos assistidos por seis mil professores

PRAIA-O Ministério da Educação e Ensino Superior (MEES) está a ultimar os preparativos para o arranque do ano lectivo 2009/2010 e garante o recomeço das aulas, a 21 de Setembro, em todo o país.
Cento e 50 mil alunos, do pré-escolar ao secundário, assistidos por seis mil professores, foram matriculados, este ano, nos vários estabelecimentos do ensino no arquipélago.
No Pré-escolar, devem frequentar as estruturas de ensino, 22 mil e 500 alunos, no Básico, 70 mil e 721 e no secundário, 53 mil e 826 alunos.
Em entrevista exclusiva à Inforpress, o secretário de Estado da Educação (SEE), Octávio Tavares, disse que o novo ano lectivo será de “muitas novidades” e de “grande aposta na juventude”.
Por isso, justifica que o lema escolhido para marcar o novo ano lectivo – “agarra o momento e constrói o teu futuro” – realça esse desafio a ser perseguido pelo Ministério da Educação (ME).
Quanto às inovações foram definidos dois eixos a cumprir no novo ano académico. Segundo Octávio Tavares, um desses eixos tem que ver com a introdução do novo Plano Curricular aprovado pelo Governo e o outro com o Programa “Mundu Novu” que visa a modernização do ensino no país.
Relativamente ao Novo Plano Curricular, vai se introduzir o ensino obrigatório de novas disciplinas que versam temáticas relacionadas com a cidadania e cultura da paz, o ambiente, a língua e Cultura Cabo-verdianas e a História de Cabo Verde.
A introdução dos novos planos curriculares prevê ainda o reforço do ensino da língua portuguesa na vertente metodológica e o ensino obrigatório das línguas estrangeiras (inglês e francês) em todos os níveis de ensino secundário.
No básico, o ME está ainda a criar as condições didáctico-pedagógicas para essa introdução, segundo o SEE que diz ainda que esse processo está ser feito de forma paulatina e a título extra-curricular.
A alteração do regime de docência no ensino básico será ainda uma outra inovação no ano lectivo 2009/2010. Essa alteração vai acontecer na perspectiva do alargamento da escolaridade obrigatória para 8 anos e prevê o alargamento da docência em regime de áreas.
Na primeira fase do ensino básico, de 4 anos, o ensino funcionará em regime de mono docência, enquanto que, na segunda, em regime de áreas especializadas para permitir a transição do aluno para regime disciplinar, no 7º e 8º anos de escolaridade no ensino secundário.
Em relação ao Programa Mundu Novu, a posta do ME vai incidir sobre as Tecnologias de Comunicação e Informação, segundo explicação do SEE que afirma que “este ano será o ano da implementação desse programa de massificação do acesso à internet, enquanto instrumento também de acesso ao conhecimento”.
Nessa perspectiva, estão previstos para o ano lectivo que se avizinha, a aquisição de computadores para as escolas, os professores e alunos.
A par desse projecto, o governo tem em preparação um programa de infra-estruturação tecnológica que permitirá fazer ligações de internet de banda larga, a custos reduzidos, em 88 por cento das escolas secundárias do país.
Numa primeira fase, este programa deverá abranger também 54 por cento dos alunos de escolas básicas.
“Neste momento estamos em fase de instalação, mas acredito que, ao longo do ano lectivo 2009/2010, teremos condições de ter acesso à Internet a nível das escolas, de forma generalizada”, garantiu Octávio Tavares.
Fonte:Sapo/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.