terça-feira, 25 de agosto de 2009

HOLANDA:Velejadora de 13 anos quer dar a volta ao mundo sozinha

AMSTERDAM-Uma menina de 13 anos pode dar a volta ao mundo sozinha num veleiro? A decisão será tomada por um juiz holandês na próxima sexta-feira. Os pais de Laura Dekker deram sua permissão, mas o Conselho de Proteção à Criança da Holanda acha que é uma decisão irresponsável e abriu um processo para julgar o caso. Laura agora quer abrir mão de sua nacionalidade holandesa.
Laura Dekker já tem bastante experiência em velejar sozinha, também no mar. Seus pais são velejadores aficionados e a ensinaram muito, inclusive sobre como é estar sozinha no oceano. “Meus pais sempre souberam que é um sonho meu fazer isto. E também que eu queria fazer ainda bem nova, porque quero quebrar o recorde”, contou Laura em uma entrevista ao jornal infantil da televisão holandesa.
O caso ganhou muita publicidade nas últimas semanas e vem causando discussões entre os holandeses. Laura está decidida a fazer sua viagem solo de veleiro e quebrar o recorde mundial de um outro jovem velejador. Ela quer começar sua viagem no dia 1o de setembro. No caminho, ela pretende continuar os estudos via internet e e-mails, mas o Ministério da Educação holandês disse que isso vai contra a obrigação vigente no país de que toda criança tem que frequentar a escola.
Perigos
Há ainda outras críticas contra a aventura que talvez tenham mais peso: não se pode expor uma criança de 13 anos a tantos perigos potenciais e a viagem é muito pesada para alguém da idade de Laura. Mas nem todos concordam, pois graças aos avanços tecnológicos viajantes solitários contam atualmente com um radar automático entre seus aparelhos de navegação.
”Mesmo assim, ainda é uma ideia muito inocente acreditar que uma menina de 13 anos possa atravessar oceanos sozinha”, diz Bernt Folmer, diretor da escola de iatismo de Enkhuizer. “Uma garota de 13 anos pode, fisicamente, enfrentar o oceano? Você está sozinho, ocupado em manter o barco em seu curso, mas é preciso dormir de vez em quando. Ondas enormes podem aparecer e podem causar grandes danos ao barco. Uma menina com um mastro quebrado em um mar revolto, consegue voltar a um local seguro? Eu não vejo isso. Quando você está sozinho é muito mais vulnerável do que quando está com outras pessoas a bordo”, conclui Folmer.
‘Nem sempre é legal’
Laura Dekker descarta todas estas objeções. Seus pais a preparam bem para a viagem, acredita. E também para o fato de que terá que ficar sozinha por tanto tempo – a previsão é de que a viagem dure dois anos. “Como meus pais também fizeram uma viagem de volta ao mundo, eles sabem exatamente o que pode acontecer e que nem sempre é legal. Mas como eu quero muito, eles concordaram e estão me ajudando. Eles cuidaram muito bem de mim por 13 anos, então não sei porque agora há pessoas achando que eles não são mais capazes disso.”
Desenvolvimento
Laura Dekker dá a muita gente a impressão de ser uma menina bastante madura e independente para sua idade. E conseguiu convencer seus pais de que pode fazer a viagem sozinha.
O professor de pedagogia Micha de Winter admite que não existem pesquisas sobre as consequências de uma viagem de dois anos, sozinha em um veleiro, para uma menina nesta idade. Mesmo assim, acredita que há motivos suficientes para desaconselhar Laura da aventura.
”Na minha área de estudo, sabe-se muito sobre o desenvolvimento de crianças desta idade”, diz o pedagogo De Winter. “Você está muito envolvido com seu desenvolvimento social e emocional, com o desenvolvimento de sua identidade. Por isso você precisa de muito contato com os pais, com outros adultos e com crianças da mesma idade. Estas são coisas muito importantes no período da adolescência. Por isso me parece uma péssima ideia passar dois anos completamente sozinha. Acho que o sonho, por enquanto, tem que continuar sendo só um sonho.”
Nacionalidade
O Conselho de Proteção à Criança quer evitar que a viagem solo de Laura aconteça. Por isso querem que seja retirado o pátrio poder dos pais. O processo acontecerá a portas fechadas e a decisão será divulgada na próxima sexta-feira.
Laura agora pensa em desistir de sua nacionalidade holandesa. Ela tem três nacionalidades: holandesa, alemã e neozelandesa. Ela pensa se mudar para seu país de nascimento, a Nova Zelândia, porque não quer desistir de fazer sua viagem solo.
RRW- Por Philip Smet

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.