terça-feira, 18 de agosto de 2009

RUSSIA:Cargueiro estava escondido há vários dias em Cabo Verde

O navio de carga Arctic Sea já tinha sido detectado há vários dias na zona costeira de Cabo Verde, mas a informação foi propositadamente escondida pelas autoridades que desta forma não queriam assustar os assaltantes. O governo russo já anunciou que foram presos oito assaltantes que estão a bordo do navio de guerra russo Ladnii.

O diário russo Rossiskaia Gazeta, órgão oficial do Governo russo, escreve hoje que o cargueiro Arctic Sea, desaparecido desde os finais de Julho, estava escondido há vários dias nas costas de Cabo Verde a ser observado pelas autoridades que preparavam o assalto ao navio.
Segundo escreve ainda o diário russo a informação foi escondida por motivos operacionais, principalmente para não assustar os criminosos, que levaram o navio para a costa de Cabo Verde por aí ser ser uma zona praticamente inacessível aos submarinos que participavam na operação de busca.
Por se tratar de uma operação de alguma envergadura as autoridades militares russas decidiram enviar o navio de guerra Ladnii para fazer buscas perto das 10 ilhas do arquipélago e aí efectuar a localização exacta do cargueiro. Os criminosos ainda efectuaram uma série de avarias no Arctic Sea, o que já levou a empresa finlandesa Solchart Management Ab OY, proprietária do navio, a reconhecer que este não está em condições de navegar pelo que os tripulantes devem regressar a casa de avião.
Neste momento também já se sabe que está estacionado desde domingo um avião russo no aeroporto da ilha cabo-verdiana do Sal que, em princípio, irá transportar os 15 marinheiros russos de volta a Moscovo.O jornal russo transcreve ainda declarações de Dmitri Rogozin, embaixador russo junto da NATO, onde este reconhece, em declarações ao diário Kommersant, que "a situação foi séria".
Rogozin dá ainda a entender que o cargueiro foi descoberto com a colaboração da Aliança Atlântica, que, segundo ele, "ajudou a identificar o alvo e a que os navios de guerra russos chegassem o mais depressa possível a ele".
Presos oito assaltantes
O governo russo anunciou hoje que o cargueiro Arctic Sea foi desviado por um grupo de oito cidadãos da Estónia, Letónia e Rússia.
O anúncio foi feito pelo ministro da defesa russo, Anatoli Serdiukov, após uma reunião com o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, tendo o ministro ainda referido que o cargueiro foi libertado sem que tenha sido disparado um tiro.
Anatoli Serdiukov informou que, às 23 horas (20 horas em Lisboa) de 24 de Julho, uma lancha rápida, onde se encontravam quatro cidadãos da Estónia, dois da Letónia e dois da Rússia, se aproximou do cargueiro nas águas territoriais da Suécia.
"Essas pessoas, alegando que o seu bote estava avariado, entraram a bordo do Arctic Sea e, ameaçando com armas, exigiram da tripulação o cumprimento incondicional de todas as suas ordem", explicou Serdiukov. Ainda segundo o ministro da Defesa, "o navio Arctic Sea dirigiu-se para África através de uma rota indicada pelos assaltantes, que desligaram os aparelhos de navegação", mas acabaram por ser detectados e presos encontrando-se os assaltantes a bordo do navio de guerra russo Ladnii que descobriu o Arctic Sea a 300 milhas a sul do arquipélago de Cabo Verde. Na operação de captura dos assaltantes "nenhum dos tripulantes do Arctic Sea ficou ferido", precisou ainda o ministro da Defesa russo.
RTP.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.