sábado, 15 de agosto de 2009

RUSSIA:Embaixador desmente descoberta do "Artic Sea"

PRAIA-A Embaixada da Russia em Cabo Verde não confirma a notícia de que o navio Rctic Sea, com 15 tripulantes russos a bordo, foi detectado a 400 milhas de Sâo Vicente.
Em declarações à agência russa Ria-Novosti, Alexandre Karpuchin, embaixador russo, diz que se encontrou com Fernado Carvalho Pereira, chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, que lhe comunicou que não se confirmou a notícia da descoberta do navio.
Segundo o diplomata russo, às autoridades cabo-verdianas chegou a informação de que um navio semelhante ao Arctir Sea tinha sido visto a 400 milhas (cerca de 740 quilómetros) da Ilha de São Vicente mas não se confirmou a suspeita.
Ao final da tarde hoje, foi avançado que o navio de pavilhão maltês Arctic Sea, misteriosamente desaparecido desde o fim de Julho, tinha sido encontrado a cerca de 400 milhas marítimas de uma ilha do arquipélago de Cabo Verde, disse à AFP uma fonte militar da guarda-costeira do arquipélago.
O arquipélago de Cabo Verde situa-se no oceano Atlântico a cerca de 450 km da costa do Senegal.
O navio de pavilhão Arctic Sea, com 15 tripulantes russos, terá rumado a alto mar no oceano Atlântico depois de ter desaparecido sem deixar rasto. Transportava uma carga de madeira finlandesa avalia em mais de um milhão de euros. Contactou pela última vez a guarda-costeira de Douvres, Sul da Inglaterra, a 28 de Julho, cinco dias depois de ter partido. Era esperado na Argélia a 4 de Agosto.
A Interpol, organismo internacional de cooperação policial, preveniu o Reino Unido de que o Artic Sea tinha sido abordado a 24 de Julho por homens armados, em águas suecas (no Báltico), que teriam ficado a bordo cerca de dez horas.
Uma fonte da Comissão Europeia indicou hoje que o cargueiro teria sido alvo de dois ataques, o último dos quais ao largo de Portugal.
Uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português reiterou hoje à agência Lusa que o navio "nunca passou por águas territoriais portuguesas".
As buscas para encontrar o cargueiro intensificaram-se quarta-feira e o presidente russo, Dmitri Medvedev, determinou que fossem tomadas "todas as medidas necessárias para encontrar e, se necessário, libertar" o navio e a sua tripulação.
DN.PT/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.