terça-feira, 25 de agosto de 2009

USA:Bill Gates é o mais generoso do mundo, segundo lista da Forbes

O fundador de Microsoft, Bill Gates, encabeça a primeira lista elaborada pela revista Forbes de filantropos que doaram mais de mil milhões de dólares ao longo das suas vidas, informou ontem a publicação.
A Forbes só encontrou 14 "super generosos" em todo o mundo.
Dos 793 magnatas que têm um património superior aos mil milhões de dólares, só onze integram esta nova categoria de "super generosos", segundo a revista, que os qualifica de "possivelmente o subgrupo de ricos mais exclusivo do mundo".
Juntamente com esses onze, a Forbes incluiu na sua lista o fundador do consórcio informático SAP, Dietmar Hopp, o financeiro James Stowers e o ex banqueiro Herbert Sandler, que doaram mais de mil milhões de dólares cada um.
A publicação também explicou que entre estes 14 membros não se encontra o mexicano Carlos Slim porque a fundação do terceiro homem mais rico do planeta não quis dar pormenores sobre as suas actividades.
Gates está à frente dos "super generosos" graças aos 28.000 milhões de dólares que doou nos seus 53 anos de vida, a maioria canalizados através da fundação que tem o seu nome e o da sua mulher Melinda.
Forbes considerou que a generosidade de Gates influiu noutros membros do selecto clube dos multimilionários, que não quiseram ficar atrás.
O segundo na lista é o investidor George Soros, com 7.200 milhões de dólares investidos em causas tão diversas como programas de intercâmbio de seringas na Califórnia e investigações científicas na Rússia.
Ao multimilionário de origem húngara seguem-se o fundador da Intel, Gordon Moore, que doou 6.800 milhões de dólares, e o financeiro Warren Buffett, amigo de Bill Gates que entregou já 6.700 milhões de dólares.
O promotor imobiliário Eli Broad, um dos grandes mecenas das artes em Los Angeles, ocupa o quinto lugar depois de ter doado 2.000 milhões de dólares.
Seguem-no o "guru" dos fundos mutualistas James Stowers (1.900 milhões), os ex banqueiros Herbert e Marion Sandler (juntos 1.500 milhões) e o presidente da Câmara de Nova Iorque e fundador de Bloomberg News, Mike Bloomberg (1.500 milhões).
Também estão na lista o empresário de Hong Kong Li Ka-shing (1.370 milhões), o alemão Dietmar Hopp (1.250 milhões de dólares) e o fundador de Dell, Michael Dell (1.200 milhões).
A revista encerrou a informação com o outro fundador de SAP, Klaus Tschira, o industrial suíço Stephen Schmidheiney e o criador da CNN, Ted Turner, que também doaram mais de mil milhões de dólares.
A revista destacou que dez dos catorze magnatas "super generosos" são norte-americanos, apesar de apenas 45% das grandes fortunas do mundo se encontrarem neste país.
Oje/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.