segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CPLP:Empresas da CPLP reunem no Brasil para reforçar intercâmbio comercial


FORTALEZA-Empresas dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam no V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa, a decorrer hoje e terça-feira em Fortaleza, estado brasileiro do Ceará.
O programa do encontro, que juntará mais de mil participantes, inclui painéis, conferências e palestras sobre turismo, infra-estruturas, recursos naturais, agronegócios e inovações tecnológicas, além de rondas de negócios.
"As principais empresas que actuam em mais de um país da CPLP, muitos deles com operações no Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, estarão no encontro para oferecer uma visão actualizada dos negócios na língua portuguesa", afirmou Rômulo Alexandre Soares, presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil (CCPCB), uma das entidades promotoras da iniciativa.
O evento acolhe também a reunião da Direcção do Conselho Empresarial da CPLP, "a primeira após a entidade ter apresentado ao Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da comunidade, em Julho, em Cabo Verde, a criação de uma confederação empresarial".
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, deverá representar o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura do encontro.Galp, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo, Brisa, Efacec, EDP, Martifer, Dom Pedro Hotéis, Sociedade Rebelo de Souza e Vila Galé são algumas das empresas portuguesas que marcarão presença no evento, que contará também com as participações da Petrobras, Vivo e Bradesco, do Brasil, o Banco BIC e o Banco Africano de Investimentos, de Angola, da Geocapital, de Macau e da Cabo Verde Airlines. "O nosso objectivo é ampliar as trocas comerciais e abrir novas oportunidades de negócios através de parcerias, no âmbito dos países de língua portuguesa, um mercado de mais de 240 milhões de pessoas", afirmou à Lusa Rômulo Soares, adiantando que a crescente estabilidade das economias de países lusófonos "cria oportunidades de comércio e investimentos até há pouco tempo inimagináveis".
O dirigente referiu ainda que um estudo divulgado pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio (Unctad) estabelece em cerca de 13 mil milhões de dólares (8,84 mil milhões de euros) o valor do comércio entre os países da CPLP, enquanto as trocas internacionais dos "oito" com o resto do mundo supera os 550 mil milhões de dólares (374 mil milhões de euros).Rômulo Soares acrescentou que a reunião de empresários dos oito países da CPLP contribui para fortalecer os laços económicos e culturais. "Será uma troca de experiências valiosa", avaliou.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.