sábado, 26 de setembro de 2009

CV:Cabo Verde negoceia 2 helicópteros com a China e navio patrulha com a Holanda

PRAIA-A ministra da Defesa de Cabo Verde afirmou que o Governo cabo-verdiano está a negociar com uma empresa chinesa a aquisição de dois helicópteros, no quadro da reforma e do reequipamento das Forças Armadas cabo-verdianas.
Citada pela agência de notícias Inforpress, Cristina Fontes Lima indicou que a compra dos helicópteros, que chegarão em 2012 ao arquipélago, vai ser financiada pelo Estado cabo-verdiano, através de um empréstimo de 38 milhões de euros, contraídos junto de um banco chinês. O montante, a ser desembolsado em 30 anos, a uma taxa de juro de 2%, inclui a compra dos aparelhos, peças, manutenção por um período de um ano, formação de pessoal e de pilotos e de manutenção e kits especiais para a protecção civil.
A ministra da Defesa cabo-verdiana adiantou que as negociações, iniciadas em 2007 durante a visita que fez a Pequim, já se encontram em fase adiantada, tendo o Ministério das Finanças assinado, recentemente, o acordo comercial com a empresa construtora dos aparelhos.
Segundo Cristina Fontes Lima trata-se de dois aparelhos Z 9, vocacionados para operações de buscas e salvamento, e que servirão também de apoio à protecção civil, designadamente em casos de emergência e de evacuações de doentes, podendo até prestar serviços privados.
O próximo passo, acrescentou, é concluir o acordo de financiamento e iniciar o pagamento, com vista ao arranque da construção dos aparelhos, prevendo-se que em 2012 estejam a operar em pleno no arquipélago.
Ainda no quadro da reforma e do reequipamento das Forças Armadas, Cristina Fontes Lima adiantou que existem negociações, igualmente avançadas, com uma empresa holandesa para a aquisição de uma unidade naval de grande porte.
O equipamento vai ser adquirido pela Empresa Nacional dos Portos (ENAPOR), com a comparticipação do Estado, mas será afecto à Guarda Costeira, no controlo das águas territoriais e das actividades ilícitas.
Segundo a ministra cabo-verdiana 40% do custo da aquisição da unidade naval vai ser garantido por um programa holandês, intitulado ORET (Financiamento de Operações nos Países em Desenvolvimento).
OJE/LUSA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.