segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CV:Compositor Manuel d’ Novas faleceu esta madrugada


MINDELO- Compositor Manuel d’ Novas faleceu esta madrugada
S. Vicente: Compositor Manuel d’ Novas faleceu esta madrugada
O compositor Manuel d´Novas faleceu esta madrugada no Hospital Baptista de Sousa, de São Vicente, onde se encontrava internado, desde terça-feira, 22.
Manuel Jesus Lopes nasceu em Santo Antão a 25 de Dezembro de 1938 e foi um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos internacionalmente, sendo o compositor preferido de Cesária Évora e Bana, e do falecido Ildo Lobo, quando em vida.
Apesar de ter nascido na ilha vizinha de Santo Antão, Manuel de Novas foi considerado um filho do Mindelo, ilha de São Vicente.
Da sua pena já saíram mais de uma centena de composições, sobretudo mornas e coladeiras. Deste trovador que foi dos primeiros a introduzir uma poética de intervenção social nos seus temas, relegando para plano secundário o amor e a saudade, os temas eleitos pela maioria dos compositores do arquipélago.
Pela contribuição na criação literário-musical na morna e coladeira, e pela difusão dos valores cabo-verdianos, Manuel d´Novas foi agraciado pelo Presidente da República com a Primeira Classe da Medalha do Vulcão, a 5 de Julho de 1997.
Por ocasião do 19º Festival da Baía das Gatas, a Câmara Municipal de São Vicente, por seu lado, e num gesto de homenagem, dedicou àquela edição ao popular compositor.
SAPO CV/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.