segunda-feira, 28 de setembro de 2009

CV:EUA vão apoiar Cabo Verde na luta contra o narcotráfico


MARGARIDA-Os EUA vão apoiar Cabo Verde a reforçar a luta contra o narcotráfico, revelou ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, José Brito.
"Há interesse comum na luta contra o narcotráfico e poderemos contar com o apoio dos EUA para reforçar a capacidade de Cabo Verde lutar contra o narcotráfico na região" da África Ocidental, disse José Brito à Agência Lusa à margem da II Cimeira África/América do Sul (ASA), que decorre na ilha venezuelana de Margarita e que conta com a presença de 28 chefes de Estado e de Governo, oito deles da América do Sul.
Por outro lado, explicou, EUA e Cabo Verde estão "a operacionalizar a vontade dos dois países em estreitar as suas relações, sobretudo após a visita a Cabo Verde da secretária de Estado norte-americana, Hillary Cliton, em que se reafirmou a perspectiva" de fortalecer o relacionamento bilateral.
Segundo o ministro, Cabo Verde articula com os EUA o aprofundamento de "valores, sobretudo em termos de boa governação e intensificação da democracia" e "o papel de influência" que os cabo-verdianos podem desempenhar em África.
José Brito frisou ainda que Cabo Verde está a negociar "a possibilidade de ter um segundo acordo com o programa dos EUA" Millennium Challenge Account (MCA), iniciado há cerca de três anos e que está prestes a terminar.
Outro objectivo desta cooperação bilateral é tentar "criar condições para favorecer o investimento privado", disse.
A 10 de Setembro último o MCA Cabo Verde solicitou um novo desembolso de 13,9 milhões de dólares (cerca de 10 milhões de euros) para o financiamento de projectos de infra-estruturas, tendo em conta a boa utilização dos recursos já disponibilizados e a transparência demonstrada.
A decisão de pedir novo financiamento foi tomada a 9 deste mês, na 17ª Reunião do Conselho Coordenador do MCA, que visou colmatar os custos da construção de infra-estruturas em curso em todo o arquipélago para o período entre Outubro e Dezembro deste ano.
O segundo pacote, caso se concretize, será destinado a financiar projectos nas áreas da agricultura, captação de água, acesso ao mercado e protecção das zonas costeiras.
LUSA/OJE.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.