terça-feira, 29 de setembro de 2009

CV:MPD insiste na criação do Fundo Nacional para as zonas devastadas

RIBEIRA BRAVA-O Movimento para a Democracia (MpD) voltou a defender, em S. Nicolau, a criação de um “Fundo Nacional” ao qual as pessoas afectadas pelas últimas chuvas possam candidatar-se para, de alguma forma, “colmatarem os seus prejuízos e relançarem a sua vida novamente”.
A ideia da criação do referido fundo foi reforçada, segunda-feira, 28, pela delegação de este partido, em visita S. Nicolau, para se inteirar da situação resultante das cheias provocadas pelas chuvas dos passados dias 17 e 18 Setembro.
A delegação defendeu, a “inventariação completa e profunda” dos estragos causados pelas chuvas, bem como “um plano urgente” para fazer face à situação, a ser elaborado pelo Governo, juntamente com as autoridades municipais e a sociedade civil.
“Constatamos que a situação é calamitosa, particularmente a nível da estrada que liga vila da Ribeira Brava a Juncalinho”, disse Amílcar Spencer Lopes, para quem a reconstrução dessa via “vai exigir muita técnica, recursos humanos, muita ciência e muito dinheiro”.
Quanto à estrada asfaltada vila da Ribeira Brava/Tarrafal, recentemente inaugurada, o ex-autarca ribeira-bravense considera que a via “comportou-se razoavelmente”, embora apresente “pontos críticos”. Estes resultantes de montanhas de onde escorrem enxurradas.
Para os membros do MPD esta estrada não é solução para S. Nicolau. Atravessa zonas de montanhas, como Caminho Novo, Boqueirão e Somadinha. “Quando chove, é sempre um perigo”, argumentam.
Apontam como alternativa, a construção de uma estrada litoral, passando por Preguiça, a qual, além de oferecer maior segurança, potenciaria o desenvolvimento turístico em toda aquela zona.
Amílcar Spencer Lopes destaca o estado espírito de uma população afecta pelo choque de uma catástrofe natural e que teve também muitos prejuízos.
“Sentimos que a população tem ainda alguma aflição. Ela é justificável, porque muitas pessoas ficaram com as suas vidas atribuladas, um pouco arrevesadas. Há pessoas que perderam as suas mercearias, as suas hortas, as suas casas e pessoas que perderam a vida em Covoada”, anota.
Quanto a prioridades, embora afirme que tudo seja prioritário, não deixe de enumerar as que considere de maior urgência:
Restabelecer as ligações entre as diversas localidades, para que qualquer pessoa de qualquer ponto possa chegar, numa situação de emergência, chegar a um dos centros de saúde da ilha (Tarrafal ou vila da Ribeira Brava).
Restabelecer as ligações de água potável, por razões de saúde. Pois o Verão arrasta consigo o perigo de doenças diarreicas, palúdicas e outras. A delegação partidária aponta ainda a promoção de uma campanha de saneamento, porque agora existe muito mais lixo e animais mortos.
A delegação do MpD é composta pelo dirigente nacional do MPD, Amílcar Spencer Lopes, pelo deputado nacional, Nelson Brito, e pelo eleito municipal, Orlando Andrade.
Sapo.cv/Inforpress.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.