quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CV:Presidente do Parlamento de Cabo Verde defende abertura de embaixada em Buenos Aires

ARISTIDES LIMA PRESIDENTE DO PARLAMENTO


PRAIA-O presidente do Parlamento de Cabo Verde defende a abertura de uma missão diplomática na Argentina, país onde reside uma importante e antiga comunidade cabo-verdiana (10.000), cuja segunda e terceira gerações estão "sedentas das suas raízes".
Aristides Lima falava aos jornalistas na Cidade da Praia para um balanço da sua visita de trabalho de quase duas semanas ao Brasil e Argentina, onde se encontrou com altos responsáveis do Senado e da Câmara dos Deputados brasileiros e participou, como presidente, no 8.º Fórum dos Parlamentares da Convenção das Nações Unidas para a Luta contra a Desertificação (CNULD), que decorreu em Buenos Aires.
"Há um potencial importante de cooperação com a Argentina, que passa essencialmente pelas nossas comunidades e sobretudo pelo reforço das relações com as autoridades argentinas. (...) A acreditação de um embaixador na Argentina e a criação de uma Casa do Cidadão poderiam ser providências políticas importantes para imprimir uma nova dinâmica das relações com um país que tem produtos competitivos".O restabelecimento de uma ligação aérea, suspensa no início da década de 90, e a criação de uma rota marítima, via Brasil, poderiam ser opções, sublinhou Aristides Lima, adiantando que estas recomendações estão em linha com as prioridades da política externa cabo-verdiana.
No Brasil, onde a comunidade cabo-verdiana é substancialmente maior que na Argentina, Aristides Lima, acompanhado pelos deputados José Manuel Andrade (Partido Africano da Independência de Cabo Verde - PAICV) e de João Semedo (Movimento para a Democracia - MpD, oposição), assinou um protocolo de cooperação parlamentar com a Câmara de Deputados.
Aristides Lima e respectiva delegação participaram também no acto de reconstituição do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil/Cabo Verde, que contará com membros como os antigos líderes da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo e João Paulo Cunha, e o presidente da Sub-Comissão para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), José Aparecido de Oliveira Filho.
No Ceará, onde se deslocou no início da viagem ao Brasil, o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde analisou também com o governador local, Cid Gomes, a criação da Universidade Afro-Luso-Brasileira, projecto idealizado pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.
OJE/LUSA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.