quarta-feira, 30 de setembro de 2009

HOLANDA:Sistema de saúde holandês: elogios e críticas

Hospital Dijkzigt agora baptizado ERASMUS MC- ROTERDÃO

Pela segunda vez consecutiva a Holanda foi apontada como o país europeu com o sistema de saúde mais ‘amigável para o paciente’. Segundo o Europe Health Consumer Index (EHCI), a Holanda marca pontos nas áreas de resultados médicos, direitos do paciente e medicamentos. A qualidade do sistema de saúde é, para muitos holandeses, insuficiente, mas basta olhar para além da fronteira para ver que pode ser bem pior.

O EHCI comparou 32 países na Europa e chegou à conclusão que a Holanda é o país com melhores condições, seguida pela Dinamarca, Islândia e Áustria. Os pesquisadores elogiaram o sistema de informação e a transferência eletrônica de históricos médicos de pacientes. Mas, segundo o estudo, o tempo de espera para tratamento continua muito longo na Holanda.

Reclamações
Para muitos holandeses, é incompreensível que o sistema de saúde do país esteja em primeiro lugar na pesquisa. As reclamações sobre os altos custos e longos períodos de espera são frequentes e muitos acreditam que outros países europeus têm sistemas melhores.
O Partido Socialista da Holanda (SP) engrossa o coro dos descontentes.
Segundo o parlamentar do SP, Henk van Gerven, é um mistério que o país tenha chegado ao primeiro lugar da lista: ”As pessoas querem um bom tratamento de saúde aqui na esquina. É isso o que procuram. Quando leem que a saúde na Holanda é melhor que na Polônia, elas até entendem, mas o sistema de saúde em si não fica melhor por isso”, argumenta Van Gerven. “O que percebemos é que os custos dos seguros de saúde aumentam todos os anos e que com a nova lei ficou mais difícil para os que têm renda mais baixa pagar o seguro. Vemos que o número de inadimplentes aumentou para 280 mil e este grupo continua crescendo a cada ano de 15% a 20%. E isso é o que as pessoas notam, que está cada vez mais caro e as filas de espera continuam existindo.”

Solidariedade
O SP quer um sistema de saúde baseado na solidariedade e não no mercado, como acontece agora. Os pacientes não podem ser vistos como consumidores. Segundo Van Gerven, os preços dos seguros de saúde não podem ser os mesmos para todos, mas sim cobrados de acordo com o que cada um pode pagar.

Obama
O presidente norte-americano Barack Obama também elogiou algumas vezes o sistema de saúde holandês. Em um encontro este mês com o príncipe herdeiro Willem-Alexander e sua esposa, a princesa Máxima, Obama disse que acha o sistema holandês “um bom sistema”. Mas seus opositores nos Estados Unidos apontam para as listas de espera na Holanda como exemplo de como não deve ser.
Segundo o estudo do EHCI, no quesito tempo de espera por um tratamento, a Holanda é pior até que a Albânia.
RNW-Por Sebastiaan Gottlieb

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.