sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ONU:Conselho de Segurança da ONU reúne de emergência para debater Honduras

NOVA IORQUE-Susan Rice acedeu ao pedido de Lula da Silva e o Conselho de Segurança das Nações Unidos – a que a embaixadora norte-americana preside – vai reunir esta sexta-feira à tarde, de emergência, para debater a situação política nas Honduras.
O encontro vai decorrer à porta fechada.
O Presidente brasileiro entregou o pedido de avaliação na terça-feira.
Um dias depois, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu suspender a assistência eleitoral às Honduras, pela instabilidade que atravessa.
Manuel Zelaya voltou ao país na segunda-feira, depois de ter sido deposto, a 28 de Junho, por um golpe de Estado que conduziu Roberto Micheletti para a Presidência. O Presidente afastado está nas Honduras sem autorização, sob a protecção da diplomacia brasileira.
Zelaya e governo interino confirmam início do diálogo em Honduras
Entretanto o presidente deposto, Manuel Zelaya, afirmou nesta quinta-feira (24) que "o diálogo com o governo interino já começou" para tentar resolver a crise política que se instalou com a deposição do líder em 28 de junho. "Hoje se iniciou (o diálogo), claro que é positivo", disse Zelaya numa declaração ao Canal 36.
A vice-ministra das Relações Exteriores do governo de facto, Martha Lorena Alvarado, confirmou o que chamou de "diálogos informais" com o presidente deposto.
Em entrevista à BBC, ela disse, no entanto, que as negociações não têm por objectivo a restituição de Zelaya ao poder.
ABOLA.PT/GLOBO.COM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.