terça-feira, 29 de setembro de 2009

USA:Serviços secretos investigam sondagem sobre se Obama deveria ser assassinado


Os serviços secretos norte-americanos estão a investigar um inquérito que esteve disponível na rede social Facebook sobre se o Presidente norte-americano, Barack Obama, deveria ser assassinado.


As respostas possíveis à sondagem – que apareceu online no passado fim-de-semana e foi prontamente referenciado pelo blogue The Political Carnival – eram “não”, “talvez”, “sim” e “sim, se ele cortar o meu plano de saúde”.Esta “sondagem” foi criada através de uma aplicação que permite aos utilizadores realizar os seus próprios inquéritos, segundo o porta-voz do Facebook Barry Schnitt.

Entretanto a sondagem já foi eliminada da rede, tendo estado disponível apenas algumas horas.“Quando suprimimos o inquérito, trabalhámos com o Facebook para o eliminar e começámos as investigações”, indicou um porta-voz do serviço responsável pela segurança presidencial à cadeia de televisão ABC.“Estamos a par da sondagem, e tomaremos as medidas investigativas adequadas”, indicou Darrin Blackford, um porta-voz dos serviços secretos, citado pelo “The Washington Post”. “Nós levamos estas coisas a sério”.Mais de 750 utilizadores do Facebook tinham respondido à sondagem antes de esta ter sido retirada. Como a aplicação que permitiu a criação do inquérito também foi suspensa, não é possível saber os resultados do mesmo.
As reformas que o Presidente Barack Obama quer introduzir no sistema de saúde norte-americano estão a criar enormes tensões no seio do Congresso e da sociedade norte-americana. Alguns cartazes que assemelham Obama a Hitler, a Osama bin Laden e a um curandeiro africano têm-se vindo a tornar comuns em protestos contra as mudanças no actual regime de saúde.
PÚBLICO.PT-Com Agências

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.