segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VATICANO:Papa realça actualidade da Santidade

O Papa cumpre esta segunda-feira o último dia da sua deslocação à República Checa, um dia que coincide com a festa nacional de São Venceslau, símbolo da resistência daquele povo.

Quanto vale e quanto dura o sucesso terreno? A interrogação do Papa foi lançada na homilia da celebração desta manhã, na cidade de Starà Boleslav, na República Checa. Bento XVI questionou o que vale o sucesso e a glória dos homens face à Santidade.
“Será que nos nossos dias a santidade ainda é actual? Ou não será antes um assunto pouco atraente e importante? Não será que hoje se prefere o sucesso e a glória dos homens? Mas, no entanto, quanto dura e quanto vale o sucesso terreno? Quem negou e continua a negar Deus, e – como tal – não respeita o homem, parece ter a vida fácil e conseguir um sucesso material. Mas basta raspar a superfície para constatar que, nestas pessoas, há tristeza e insatisfação. Precisamos hoje de pessoas que sejam crentes e credíveis, prontas a difundir em toda a sociedade os princípios e ideais cristãos que inspiram a sua acção”.

A República Checa é o país com maior índice de ateus e agnósticos na Europa, com apenas 25% da população a professar crença em Deus. Não obstante, na missa final celebrada hoje estiveram presentes milhares de jovens.

As declarações do Papa foram feitas a propósito de São Venceslau, padroeiro da República Checa e, segundo Bento XVI, modelo de santidade para todos, sobretudo os que guiam o destino das comunidades e dos povos. Para serem credíveis, sublinhou o Santo Padre, os cristãos têm de ser coerentes com a sua fé. Não basta parecer bom e honesto, é preciso sê-lo realmente. E bom e honesto é quem não se afirma a si próprio, mas deixa brilhar a luz de Deus.
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.