sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ANGOLA:Investimento chinês alavanca desenvolvimento em Angola


MACAU-A China tem contribuído "imensamente" para o desenvolvimento de Angola e "sem exigências", constatou quinta-feira em Macau o embaixador angolano, ao salientar que se pretende o alargamento da cooperação a mais áreas.

"Angola tem já algumas condições para o seu desenvolvimento ao nível de infra-estruturas, com estradas, pontes, habitação, escolas e hospitais construídos graças ao apoio que tem recebido da China, através de créditos e investimento directo", observou o embaixador João Manuel Bernardo em declarações à Agência Lusa, por ocasião da Feira Internacional de Macau, onde Angola marca presença com um stand.
Ao constatar a relação "excelente" que Angola e China mantêm hoje e o peso da presença chinesa naquele país africano, João Manuel Bernardo considera "justo" afirmar que o gigante asiático "tem ajudado imensamente Angola a desenvolver-se, através de uma presença positiva, sem exigências de condições", facto que o país pretende realçar durante a próxima conferência ministerial sino-africana, no Egipto.
"Queremos aprofundar esta relação para o benefício dos dois países, não só ao nível da construção civil, mas também da indústria, agricultura e formação", sublinhou o embaixador angolano, realçando que há mais de uma centena de estudantes angolanos entre o continente chinês e Macau, o que considera ser um sinal da "vontade e abertura dos dois países" para cooperarem.
João Manuel Bernardo falava à margem da 14ª edição da Feira Internacional de Macau, para a qual olha como uma "óptima oportunidade para encontrar a força e impulso ao investimento e para Angola aproximar-se mais dos países lusófonos e da China".
Angola marca presença na feira com um stand inserido no Pavilhão dos Países de Língua Portuguesa - onde estão ainda Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-Leste e Brasil -, procurando alavancar a importação de materiais de construção e a exportação de café.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.