quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CV:Abertura a voos internacionais do Aeroporto de São Vicente até ao fim do ano, garante José Maria Neves


PRAIA-O aeroporto de São Vicente deverá abrir aos voos internacionais até ao fim deste ano, garantiu hoje o primeiro-ministro de Cabo Verde, assumindo, porém, os atrasos na homologação da pista, prevista inicialmente para Julho último.

José Maria Neves, que falava aos jornalistas no final de um encontro com a presidente da Câmara de São Vicente, Isaura Gomes, referiu que o aeroporto está na fase de certificação, que coincidiu com a auditoria da Organização Internacional de Aeronáutica Civil (ICAO, na sigla inglesa) a que Cabo Verde foi sujeito.
“O aeroporto já está na fase de certificação. Cabo verde foi sujeito a uma auditoria da ICAO e houve sobreposição entre o processo de certificação e a auditoria. Mas estamos convictos que a certificação sairá brevemente e que, ainda este ano, inauguraremos o aeroporto internacional de são Vicente”, afirmou.
O remodelado aeroporto de São Pedro, em São Vicente deveria ter sido aberto ao tráfego internacional em Agosto último, após a homologação feita em Julho, mas atrasos diversos e avarias nos aviões de calibragem da pista inviabilizaram-no.
Os atrasos inviabilizaram também a realização de voos internacionais de várias companhias aéreas, entre elas a TAP-Air Portugal, que tinha programado frequências directas para o Mindelo em Agosto.
Em Maio último, o delegado em Cabo Verde da transportadora aérea portuguesa, Luís Garcia, indicou que a TAP-Air Portugal tem previsto começar a voar três vezes por semana para a ilha de São Vicente, mas só depois de o novo aeroporto ser homologado e receber voos nocturnos.
Os atrasos na calibragem do aeroporto têm provocado uma chuva de críticas dos vários sectores políticos e empresariais da ilha, que acusaram as autoridades de “defraudar os mindelenses e os operadores económicos”, numa altura em que a crise já está a afectar a ilha do Monte de Cara.
O novo terminal do Aeroporto Internacional de S. Vicente tem uma área de cerca de 11 mil metros quadrados, distribuída por três pisos, com capacidade para receber 500 passageiros/hora.
No piso 0 ficam o terminal de passageiros, o átrio de partidas e chegadas, check-in, recolha de bagagens, vendas de bilhetes, lojas para bancos e produtos de conveniência, bar e restaurante, com uma área de 3,865,7 metros quadrados, enquanto no piso 1 fica a secção de cargas e o terminal de bagagens, com uma área de 3.632 metros quadrados,
No espaço mais alto, piso 2, ficam os gabinetes técnicos para administração aeroportuária e os serviços operacionais das companhias aéreas, com uma área de 810,5 metros quadrados.
Sapo/Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.