quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CV:Chuva da segunda quinzena de Outubro muda figurino do ano agrícola


A situação do ano agrícola que, na primeira quinzena de Outubro, era desanimadora, tanto para os agricultores como para os responsáveis políticos locais e nacionais, mudou de figurino com as chuvas dos últimos dias, disse o edil de São Filipe, Eugénio Veiga.
A situação do ano agrícola, agendado para a última sessão, acabou por ser analisado mesmo assim, tendo a Câmara Municipal concluída que, na sequência das precipitações ocorridas nos últimos dias, um pouco por toda a ilha do Fogo, houve transformação visível tanto no optimismo dos agricultores como na possibilidade de uma produção satisfatória.
Assim a produção de pasto, a recarga hídrica, a produção de tubérculos e de alguns feijões serão razoáveis tendo em consideração a situação actual e desde que continue até Novembro.
A Câmara, de acordo com o seu presidente, entende que, seja na fase inicial ou final, não deve haver precipitação em declarar que o ano será mau e nem que avaliação é positiva antes de Novembro/Dezembro porque uma campanha agrícola não é determinada pela precipitação de dois meses.
Da avaliação do ano agrícola feita pela Câmara Municipal e dos contactos estabelecidos com os agricultores, entende-se que, nos próximos anos, os apoios camarários em termos de sementes de sequeiros devem concentra-se em feijão-congo, mancarra e feijão-fava porque das sementeiras distribuídas nos últimos dois anos onde há concentração de feijão-congo há boas perspectivas de produção e poderá ser um elemento para mudança gradativa de determinadas culturas tradicionais.
Sapo.cv/Infopress

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.