terça-feira, 27 de outubro de 2009

CV:EPIDEMIA DE DENGUE EM CABO VERDE


PRAIA-Cabo Verde está a ser pela primeira vez alvo de uma epidemia de dengue, uma espécie de paludismo típico dos países da América do Sul, em especial o Brasil.
Santiago, Fogo, Brava e Maio são algumas das ilhas do arquipélago onde a doença foi já identificada.
As autoridades cabo-verdianas do sector da saúde já soaram o alarme. Num ano particularmente chuvoso, com a proliferação de poças, charcos e pântanos, a dengue instalou-se em várias ilhas de Cabo Verde.
Tudo indica que é a Cidade da Praia, nomeadamente na sua periferia, onde a propagação da doença se faz sentir com mais intensidade.
Diante da confirmação dos primeiros casos, as autoridades do sector da saúde, neste caso o ministro da Saúde, Basílio Ramos, apelou já a um empenho da população para tratar do problema:
"É fundamental que cada cabo-verdiano, cada família e cada instituição ou seja toda a sociedade assuma a sua responsabilidade em termos da eliminação de potenciais viveiros de mosquitos, tapando os recipientes de água."
Uma das causas prováveis desta epidemia são os fluxos regulares de passageiros e bens que nos últimos anos passaram a existir entre Cabo Verde e o Brasil ou entre Cabo Verde e outros países do continente africano.
Um dos concelhos da ilha de Santiago tido como foco tradicional de paludismo, e agora da dengue, por causa do seu clima, é Santa Cruz.
Abordado pela Rádio de Cabo Verde o edil Orlando Sanches salientou que medidas estão a ser tomadas no sentido de enfrentar esta epidemia de dengue.
"Como sabe, tem chovido muito no concelho este ano, há várias poças de água espalhadas pelo concelho e vários diques foram construídos", explica Orlando Sanches.
Outros pontos igualmente afectados são Fogo, Brava e Maio, ilhas estas situadas na zona sul do arquipélago.
BBC para Africa portuguesa-Por José Vicente Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.