quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CV:Lula da Silva em Caracas para fechar acordo de construção da refinaria em Pernambuco


BRASILIA-O presidente do Brasil, Lula da Silva, chega hoje à Venezuela, onde se reunirá com o seu homólogo venezuelano Hugo Chávez, numa visita centrada na assinatura dos contratos definitivos para a construção da refinaria em Pernambuco.

A visita coincide com a data em que o Senado brasileiro votará a adesão da Venezuela ao Mercosul, que Lula da Silva confia que será aprovada, apesar da oposição brasileira questionar a situação da democracia no vizinho país.
Na decisão poderão pesar as recentes declarações do opositor venezuelano António Ledezma, presidente da Câmara Metropolitana de Caracas, que participou numa sessão no Brasil durante a qual sugeriu que a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul fosse condicionada ao respeito pela democracia na Venezuela.
Lula da Silva deverá chegar a Caracas hoje à tarde, iniciando a visita com a inauguração de uma nova sede do Consulado Geral do Brasil e de um escritório da Caixa Económica Federal.
À noite, Lula reune-se com o seu homólogo Hugo Chávez para viajarem depois até à localidade de El Tigre, a sudeste de Caracas, onde ambos decorre a sétima reunião trimestral entre os dois presidentes.
Os dois estadistas visitam no local a primeira plantação de soja do país, um projecto que teve a cooperação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com o propósito de "ajudar a Venezuela a reduzir a dependência dos alimentos importados".
Para o final da visita está prevista a assinatura de contratos entre a estatal Petróleos da Venezuela S.A. (Pdvsa) e a brasileira Petrobras para a construção da refinaria Abreu e Lima, uma obra iniciada pelo Brasil, mas cujo custo passou dos 4.000 milhões de dólares iniciais para a 12.000 milhões de dólares.
Anunciada há vários anos, a refinaria deveria iniciar as operações em 2011, mas o protelar dos acordos de investimento finais entre os dois países impediram o avanço da obra.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.