sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CV/LUXEMBURGO:Luxemburgo dá luz verde a cooperação com Cabo Verde no valor de 51 milhões de euros


LUXEMBURGO-O Luxemburgo deu "luz verde" para o terceiro Programa Indicativo de Cooperação (PIC) com Cabo Verde para o período 2011/15, cujo montante ascende a 51 milhões de euros, disse hoje o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

Numa conferência de imprensa, destinada a dar conta da reunião de segunda e terça-feira passadas da Comissão de Parceria entre Cabo Verde e o Luxemburgo, José Brito adiantou que o acordo será ratificado em Setembro ou Outubro de 2010 na Cidade da Praia e que o montante é superior ao 2º PIC, no valor de 45 milhões de euros.
José Brito mostrou-se "satisfeito" por o montante do PIC luxemburguês não baixar, apesar da crise financeira internacional, realçando ainda o facto de o Luxemburgo ter assegurado o financiamento para formação profissional em diversos domínios para dar qualidade às infra-estruturas entretanto criadas no 2º PIC, iniciado em 2006 e que termina em 2010.
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde deu igualmente conta das possíveis parcerias empresariais, nomeadamente com a Luxair e com a CargoLux, esta para o transporte de areia, e a possibilidade da abertura do mercado luxemburguês às empresas cabo-verdianas.
A Comissão de Parceria bilateral reuniu-se segunda no Luxemburgo na presença de José Brito e da ministra da Cooperação e Acção Humanitária luxemburguesa, Marie-Josée Jacobs, onde ficaram definidos os grandes eixos de intervenção no domínio da cooperação para o desenvolvimento, designadamente nas áreas económica, financeira, social, cultural, científica e técnica.
Além da cooperação tradicional, têm sido utilizadas outras modalidades de cooperação, como a multilateral, em parceria com as Nações Unidas, a descentralizada, através do Fundo dos Micro Projectos e das organizações não governamentais.
Durante a estada no Grão-Ducado, José Brito inaugurou a Casa do Cidadão local e manteve um encontro com representantes da numerosa comunidade cabo-verdiana residente em Luxemburgo.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.